O show da banda em 1970 no LA Forum circulou como uma gravação do público por décadas - e agora, podemos finalmente vê-lo
O show do Led Zeppelin no LA Forum em 4 de setembro de 1970 é uma das apresentações mais famosos do grupo, graças ao LP Live on Blueberry Hill, que é amplamente creditado como um dos primeiros bootlegs de rock, ou seja, uma das primeiras gravações divulgadas ilegalmente. Mas as imagens do programa não foram vistas até o início desta semana, quando sete minutos tentadores chegaram ao YouTube.
Conforme apurado pela Rolling Stone EUA, a filmagem foi feita por um fã chamado Eddie Vincent, que colocou uma câmera Kodak Brownie 8mm na arena. “Quando meus amigos e eu chegamos ao Fórum, eu o enfiei debaixo da minha jaqueta. Não havia nenhum problema na porta naquela época.”
+++ LEIA MAIS: Qual foi a única música do Led Zeppelin que Robert Plant aceitou dividir o microfone?
Os assentos eram excelentes, primeira fila atrás do palco. Estávamos atrás do gongo de John Bonham, então você não podia vê-lo muito, mas o som era ótimo. A câmera de corda só conseguia filmar por 30 segundos de cada vez, e ele a manteve desligada a maior parte da noite.
Apesar dos empecilhos tecnológicos, Vincent conseguiu capturar imagens de sucessos como "What Is and What Should Never Be", "Thank You", "Whole Lotta Love" e várias outras músicas, além de alguns flashes de John Bonham, ex-baterista da banda, que faleceu em 1980 por asfixia acidental.
“Durante o set acústico, John se escondeu atrás do gongo para pegar um cigarro e muito graciosamente reconheceu nosso elogio servil”, disse Vincent. “Ele até posou duas vezes para minha câmera, e nas duas vezes o flash não disparou. Essas fotos saíram inúteis, infelizmente. Mas alguns outros, junto com aquele filme de 8 mm, sobreviveram.”
O Led Zeppelin filmou pouquíssimos de seus shows devido a preocupações de que a filmagem pudesse cair nas mãos de contrabandistas. Em 2003, a banda vasculhou as poucas imagens ao vivo existentes para um DVD do Led Zeppelin, e eles confiaram em alguns bootlegs de fãs para preencher as lacunas.