Em 1979, Robert Plant, Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones realizaram o último show do Led Zeppelin na terra natal
Os dois últimos shows do Led Zeppelin com formação original, na Inglaterra, foram grandiosos, mas inesperados. A banda não tocadava na terra natal há quatro anos e tentava encontrar o próprio ritmo novamente.
Segundo informações da Rolling Stone EUA, a banda realizou uma turnê desastrosa nos Estados Unidos, na qual os músicos lidavam com os vícios pessoais e os shows eram marcados por tumultos, acidentes e até prisões.
+++ LEIA MAIS: Robert Plant, do Led Zeppelin, sonhou com John Bonham durante lockdown
Além disso, Robert Plant recebeu a notícia da morte do filho, Karac, de apenas cinco anos de idade. Diante da tragédia, a banda interrompeu a série de shows e só se reuniu novamente cerca de um ano e meio depois.
Plant, Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones se encontraram para desenvolver o disco In Through the Out Door (1979) e marcaram duas datas no festival Knebworth, na Inglaterra - a segunda apresentação foi anunciada após os músicos perceberem a alta demanda do público.
Os shows contaram com um setlist de 19 músicas, de acordo com o Ultimate Classic Rock, entre elas, os hits "Stairway to Heaven" e "Whole Lotta Love." Para o público as apresentações foram um sucesso, mas, para Plant, elas foram "inúteis" e um produto de uma "decisão de gestão."
Apesar das insatisfações do vocalista, os shows entraram para a história. O Led Zeppelin não voltou a tocar na Inglaterra no próximo ano e, em setembro de 1980, a morte de John Bonham levou ao fim da banda.
+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS