Saxofonista era um dos dois últimos membros vivos da formação original do lendário grupo jamaicano
Lester Sterling, membro original do icõnico grupo Skatalites, morreu aos 87 anos, no último dia 16. A informação é do site Jamaica Observer. A causa da morte não foi revelada.
Sterling era um dos últimos membros vivo da formação clássica do grupo, que definiu as bases do ska desde o surgimento, em 1964. Com sua morte, apenas a vocalista Doreen Shaffer torna-se a última representante do período original.
+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores covers por artistas de reggae, segundo a Rolling Stone
Pelo Facebook, a página oficial do Skatalites compartilhou:
"É um dia triste para todos nós com a partida de nosso lendário fundador e saxofonista original Lester 'Ska' Sterling. Nossos corações vão para a família, os fãs e para todos aqueles próximos a ele. Celebramos sua grandeza e suas contribuições como um dos pioneiros do ska e da reggae music. Ele deixa um legado para o presente e para as futuras gerações, que continuaremos a perseguir palco a palco."
Sterling atuava desde a década de 1950 ao lado de Doreen Shaffer, Tommy McCook, Rolando Alphonso, Lloyd Brevett, Lloyd Knibb, Don Drummond, Jah Jerry Haynes, Jackie Mittoo e Johnny Moore. Juntos, eles formariam a primeira geração do grupo jamaicano, que durou apenas um ano, mas deixou um imenso legado para o gênero.
Posteriormente, ele se juntaria à formação renovada da banda, em 1983, com quem atuaria até 2014. Em 1998, ele seria condecorado com a Order of Distinction, honraria do governo da Jamaica, por sua contribuição à música.