MAGOADO

Lil Wayne lamenta exclusão do Grammy 2026: ‘Tenho que trabalhar mais duro. Como sempre’

Rapper de Nova Orleans não recebeu nenhuma indicação com Tha Carter VI enquanto Kendrick Lamar dominou as categorias de rap

Kadu Soares (@soareskaa)

Lil Wayne
Foto: Julia Beverly/Getty Images

Lil Wayne lamentou a falta de indicações de Tha Carter VI (2025) no Grammy Awards deste ano após a cerimônia realizada no último domingo, 1 de fevereiro, na Crypto.com Arena em Los Angeles. “Parabéns aos indicados e vencedores. Não fui incluído. Como sempre. Tenho que trabalhar mais duro. Como sempre”, tweetou o rapper.

Embora seja amplamente considerado um dos melhores rappers vivos, Lil Wayne já se sentiu excluído pela indústria musical antes. Em 2024, o rapper expressou desapontamento por não ter sido escolhido para o show de intervalo do Super Bowl LIX — a apresentação foi para Kendrick Lamar, apesar do jogo ter sido realizado em sua cidade natal, Nova Orleans. “Eu me culpo por não estar mentalmente preparado para a decepção e por automaticamente me colocar mentalmente naquela posição como se alguém tivesse me dito que era minha”, disse ele em vídeo no Instagram postado em setembro de 2024.

No último domingo, Wayne viu seu “rival” Lamar triunfar nas categorias de rap no Grammy, se tornando o rapper mais vencedor de todos os tempos, com 27 vitórias (duas a mais que Jay-Z).

No ano passado, Lil Wayne lançou seu décimo quarto álbum de estúdio, Tha Carter VI, que não conquistou nenhuma indicação ao Grammy. A falta de reconhecimento é especialmente marcante considerando que a série Carter historicamente representou alguns dos trabalhos mais aclamados de WayneTha Carter III (2008) venceu o Grammy de Melhor Álbum de Rap. No entanto, Tha Carter VI falhou em capturar a atenção tanto de críticos quanto da Academia, deixando Wayne mais uma vez de fora da maior noite da música.

Além da negligência do Grammy, Tha Carter VI também decepcionou comercialmente, marcando o pior desempenho de vendas da carreira de Lil Wayne. O álbum estreou em segundo lugar na Billboard 200 com apenas 108 mil unidades equivalentes vendidas na primeira semana, ficando atrás de I’m the Problem (2025) de Morgan Wallen. Os números representam uma queda dramática comparados aos lançamentos anteriores da série: Tha Carter V (2018) abriu com impressionantes 480 mil unidades, enquanto Funeral (2020) estreou com 139 mil unidades. A queda de 77,5% em relação a Tha Carter V sinaliza um declínio preocupante na relevância comercial de Wayne no cenário atual do hip-hop.

O disco de 19 faixas inclui participações ousadas como Bono do U2, Andrea Bocelli, Jelly Roll e Wyclef Jean, mas as escolhas experimentais não foram suficientes para reverter a percepção de que Wayne está lutando para equilibrar expectativas mainstream com experimentação pessoal em uma era dominada por nomes como Kendrick Lamar e Tyler, the Creator.

+++LEIA MAIS: Kendrick Lamar se torna rapper mais premiado na história do Grammy

+++LEIA MAIS: O hit de Kanye West que não rendeu um centavo ao rapper

Kadu Soares é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: Grammy 2026, kendrick lamar, Lil Wayne