Com cenas de sexo e sadomasoquismo, clipe de "Justify My Love", de Madonna, foi alvo de grande polêmica na época do lançamento
Canção de The Immaculate Collection (1990), primeira coletânea dos maiores hits de Madonna, "Justify My Love" é uma estreia polêmica. Lançada em 6 de novembro de 1990 como principal single do álbum, a música é uma das mais icônicas da carreira da cantora — mas o clipe foi controverso para a época.
Co-escrita por Lenny Kravitz e Ingrid Chavez, além de ter letras adicionais de Madonna, a faixa é quase inteiramente falada e sussurrada, além de acompanhar uma temática que envolve erotismo e romance. No entanto, um dos aspetos mais marcantes da faixa é, justamente, o clipe.
+++LEIA MAIS: Madonna: Quem é o único artista que inspira a cantora atualmente?
O vídeo retrata Madonna como uma mulher cansada seduzida a fazer sexo com um homem e uma mulher desconhecidos. Com imagens sexuais explícitas, além de trechos de sadomasoquismo e voyeurismo, a gravação causou polêmica. Ainda, o vídeo apresenta o modelo e ator Tony Ward, namorado da cantora na época e um dos principais modelos masculinos da década de 1980.
Considerado um dos maiores clipes da artista, "Justify My Love" tem um grande legado para a carreira e para a indústria pop. O vídeo representa um ponto de virada nas temáticas e estéticas da cantora, assim como um importante meio de abordar pautas como a bissexualidade — no entanto, há exatos 31 anos, a emissora MTV anunciou oficialmente que o clipe havia sido banido.
+++LEIA MAIS: Madonna recusou papéis em Batman: O Retorno e Matrix: ‘Quis morrer’
Em 27 de novembro de 1991, a MTV anunciou que, ao invés de editar o vídeo ou exibi-lo apenas na programação noturna, ele estava banido da emissora. Em comunicado, os executivos escreveram: “Respeitamos o trabalho [de Madonna] como artista e pensamos que ela faz ótimos vídeos. Este não é para nós.”
Conforme explicou o cite BC Charts, Madonna criticou o posicionamento da MTV na época: “Essas fantasias e pensamentos existem em todas as pessoas. Por que as pessoas estão dispostas a ir a um filme e ver alguém ser levado a pedaços sem motivo e ninguém quer ver duas garotas se beijando ou dois homens se aconchegando?”, questionou ao The New York Times.
+++ LEIA MAIS: Madonna é 'maníaca por controle,' afirma Lourdes, filha da cantora
Em decorrência do banimento do vídeo, Madonna decidiu lançar “Justify My Love” em VHS como um “video single” por cerca de US$ 10 dólares — e rapidamente, o trabalhou tornou-se o single em vídeo mais vendido de todos os tempos, alcançando o primeiro lugar na Billboard mesmo sem transmissão na MTV.