NOVIDADE

Maria Bethânia celebra 60 anos de carreira com música inédita de Rita Lee

Após turnê com o irmão, Caetano Veloso, a artista inicia uma nova série de shows com repertório renovado e grandes homenagens

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Maria Bethânia celebra 60 anos de carreira com música inédita de Rita Lee
Maria Bethânia celebra 60 anos de carreira com música inédita de Rita Lee - Foto: Roberto Filho/Brazil News

Aos 79 anos, Maria Bethânia não para de cantar. Menos de seis meses após encerrar a turnê “Caetano & Bethânia” ao lado do irmão, Caetano Veloso, com passagens lotadas pelas principais arenas do Brasil, a cantora realizou, no último fim de semana, os primeiros shows de sua nova turnê, “Maria Bethânia: 60 anos de carreira”.

Ao contrário do irmão, que também engatou uma série de apresentações batizada de “Caetano nos Festivais” — com passagens pelo Festival de Inverno do Rio, no Rio de Janeiro (RJ); Movimento Cidade, em Vila Velha (ES); e, em breve, no Rock the Mountain, em Petrópolis (RJ) —, Bethânia descartou o setlist de “Caetano & Bethânia” e apresenta um repertório renovado, que inclui grandes sucessos, homenagens a Nana Caymmi e Angela Ro Ro, e uma música inédita de Rita Lee.

Em coro com os presentes na casa de shows Vivo Rio, no centro do Rio de Janeiro, no último domingo (7), a artista cantou clássicos da música popular brasileira, como “Olha”, canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, presente na trilha sonora da nova versão da novela Vale Tudo; “Cheiro de Amor”, do álbum “Mel”, de 1979; “Samba do Grande Amor”, composição de Chico Buarque; e “Rosa dos Ventos”, também de autoria do compositor, que recebeu longos e empolgados aplausos.

Antes de cantar “Sussuarana”, Bethânia declama o poema “Vozes / A voz de Nana”, de Eucanaã Ferraz, em uma belíssima homenagem a Nana Caymmi, morta em maio deste ano. “Ela canta. Pode-se ouvir. Pode-se ver: a voz vem do mar. (…) Ela canta e a canção acorda ou adormece ou brinca ou navega ou ama. Voz de Nana.”

Há também homenagens a Angela Ro Roque nos deixou nesta segunda-feira (8) aos 75 anos — com “Mares da Espanha”, inédita na voz de Bethânia; e Rita Lee — vítima de um câncer de pulmão em 2023, também aos 75 anos — com a inédita “Palavras de Rita”, escrita pela artista para Bethânia e musicada por seu viúvo e eterno parceiro de trabalho, Roberto de Carvalho.

“Eu, hermafrodita / Da água respirei, a vida / No sangue que bebi, o soro / Nos ares explodi, em choro / Da gula que comi, a fome / Da fêmea que nasci, homem / Eu me transformei, em mim / Do Deus que duvidei, o sim / Das mortes que vivi, o além / Dos vícios que virei, refém / Dos bichos que sou, felina / Na velha que estou, menina”, diz a canção.

Maria Bethânia ainda tem mais quatro apresentações no Rio de Janeiro (em 13, 14, 20 e 21 de setembro, no Vivo Rio), oito em São Paulo (em 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de outubro, no Tokio Marine Hall) e duas em Salvador, na Bahia (em 15 e 16 de novembro). Os ingressos podem ser adquiridos no site da Ticketmaster Brasil.

LEIA TAMBÉM: Green Day, Lauryn Hill, Capital Inicial e os destaques da primeira semana de The Town

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Maria Bethânia, Rita Lee