Matt Cameron não é mais baterista do Pearl Jam: ‘eternamente grato’
Músico, notório também pelo trabalho de longa data com o Soundgarden, fazia parte da banda de Eddie Vedder e companhia desde 1998
Igor Miranda (@igormirandasite)
Após 27 anos, Matt Cameron deixa de ser o baterista do Pearl Jam. A decisão foi anunciada pelo próprio músico em publicação nas redes sociais.
Cameron, hoje com 62 anos, se juntou ao grupo de Eddie Vedder (voz), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra) e Mike McCready (guitarra) em 1998. À época, a banda que ele integrava, o Soundgarden, havia se desmanchado. Já seus futuros parceiros tinha perdido Jack Irons, membro desde 1994.
Ao todo, Matt gravou sete álbuns com o Pearl Jam. São eles: Binaural (2000), Riot Act (2002), Pearl Jam (2006), Backspacer (2009), Lightning Bolt (2013), Gigaton (2020) e Dark Matter (2024).

Em comunicado nas redes, Matt apenas informa sua saída e celebra os feitos ao lado dos colegas. Nenhuma razão para o rompimento é apresentada.
Inicialmente, ele diz:
“Após 27 anos fantásticos, dei meus passos finais ao riser de bateria do grande Pearl Jam. Muito amor e respeito a Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, preenchida com amizades, vocação artística, desafios e risadas.”
Em seguida, complementa:
“Serei eternamente grato à equipe e aos fãs de todo o mundo. Foi uma jornada incrível. Há mais por vir. Obrigado a todos do fundo do meu coração.”
Ver essa foto no Instagram
Pearl Jam após saída de Matt Cameron
Ainda não se sabe o substituto de Matt Cameron. O Pearl Jam tem apenas um show agendado: dia 26 de setembro, no Ohana Festival, nos Estados Unidos.
+++ LEIA MAIS: A banda de rock que Eddie Vedder odeia: “tão vazia”
+++ LEIA MAIS: O guitarrista pouco lembrado que Eddie Vedder faz questão de exaltar
+++ LEIA MAIS: A dura reação de Eddie Vedder à morte de Amy Winehouse
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram