MEDALHA DE OURO

Melhor música de 2025 foi feita por banda de metal, segundo New York Times

Crítico Jon Caramanica elegeu canção de misterioso grupo britânico que chegou ao topo das paradas e foi indicado ao Grammy

Pedro Hollanda

Sleep Token em 2023
Sleep Token em 2023 - Foto: Pedro Becerra / Redferns

O metal é visto como um estilo musical excluído do resto da indústria devido à sua estética abrasiva. Entretanto, isso não impediu o New York Times de selecionar uma canção do gênero como a melhor de 2025.

O conceituado jornal americano publicou sua lista de melhores músicas do ano no último domingo, 7. “Caramel”, do Sleep Token, liderou as escolhas do crítico Jon Caramanica. A faixa, lançada no álbum Even in Arcadia (2025), mistura metalcore com diversos outros gêneros.

Ele escreveu:

“Uma amálgama gigantesca, gloriosamente boba e brutalmente eficiente de estilos abandonados e prontos para ser reaproveitados – rap-metal, dream-prog, pop-reggaeton, backpack hip-hop, cosplay rock, metalcore e mais.”

A lista de Caramanica focou em músicas mais experimentais, enquanto a da crítica Lindsay Zoladz abordou faixas mais tradicionais. Outros nomes de rock a aparecer entre as escolhas foram “Trinidad”, da banda americana Geese, e “Mangetout”, do grupo inglês Wet Leg.

Sleep Token indicado ao Grammy

O ano de 2025 foi muito bom para o Sleep Token. A banda britânica, cujos integrantes não revelam suas identidades verdadeiras, viu seu quarto álbum de estúdio, Even in Arcadia, chegar ao topo das paradas nos Estados Unidos e Reino Unido, com 127 mil cópias equivalentes vendidas na primeira semana em território americano, 73 mil sendo unidades físicas (como CDs e LPs).

“Caramel” foi o segundo single de Even in Arcadia. A faixa atingiu a 34ª posição nas paradas dos EUA na semana seguinte ao seu lançamento, a melhor marca da carreira do Sleep Token até agora. As outras duas músicas de trabalho, “Emergence” e “Damocles”, chegaram ao 57º e 47º lugar, respectivamente

Além disso, o grupo foi indicado a dois Grammys – Melhor Performance de Metal por “Emergence” e Melhor Música de Rock por “Caramel”. O integrante apelidado II também recebeu uma indicação por participar da versão de “Changes” gravada por Yungblud no show de despedida de Ozzy Osbourne e do Black Sabbath.

+++ LEIA MAIS: As 5 bandas na disputa do único Grammy de metal em 2026
+++ LEIA MAIS: As duas bandas de metal que dominaram a parada dos EUA nas últimas semanas
+++ LEIA MAIS: Qual é a desse Sleep Token? Uma resenha de ‘Even in Arcadia’

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: black sabbath, geese, Ozzy Osbourne, Sleep Token, wet leg, Yungblud