Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Metallica tem medo de tocar com o Megadeth? Dave Mustaine questiona

Músico não se opõe a novos shows ao lado de sua ex-banda, mas aponta que tais apresentações não acontecem por culpa de James Hetfield e Lars Ulrich

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 16/02/2023, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dave Mustane e James Hetfield (Foto: Getty Images)
Dave Mustane e James Hetfield (Foto: Getty Images)

Não é segredo para ninguém que Dave Mustaine tem uma relação cheia de altos e baixos com o Metallica, banda que integrou entre 1981 e 1983. O músico foi dispensado da função de guitarrista após uma série de problemas internos envolvendo alcoolismo e comportamento errático. Montou o Megadeth com a intenção de soar “melhor e mais pesado” que seu antigo projeto e conquistou a fama mundial, mas nunca deixou de falar dos ex-colegas.

É bem verdade que Mustaine tem aliviado a carga nos últimos anos, mas o tema segue presente nas entrevistas que dá - e de vez em quando ele dá algumas alfinetadas nos antigos parceiros. Uma dessas situações ocorreu em entrevista recente à revista Guitar World.

+++LEIA MAIS: Curado do câncer, Dave Mustaine ganha faixa roxa no jiu-jitsu brasileiro

Na ocasião, Dave foi perguntado se há alguma chance de Metallica e Megadeth dividirem o palco novamente. Entre 2009 e 2010, as bandas fizeram shows com outros dois grupos, Slayer e Anthrax, em uma iniciativa batizada de Big 4 do thrash metal. Mesmo com apelos dos fãs para que o conceito fosse transformado em uma turnê mundial, o reencontro não aconteceu mais.

O líder do Megadeth deixou claro que não se opõe à ideia de sua atual e ex-banda compartilharem o palco mais uma vez. Porém, aproveitou a oportunidade para “cutucar” James Hetfield (voz e guitarra) e Lars Ulrich (bateria) ao questionar se eles estariam com “medo” disso.

+++LEIA MAIS: Dave Mustaine, do Megadeth, 'perdoa' David Ellefson, mas 'não vai mais tocar música com ele'

“O fato é simples: o mundo quer ver Megadeth e Metallica tocando juntos. E caso alguém esteja se perguntando: há dinheiro nisso. Os fãs querem ver Metallica e Megadeth dividindo o palco. O Megadeth precisa do Metallica? Não. Mas o Metallica fica falando sobre seus fãs e não dão a eles o que eles pedem. Do que eles têm medo? Não sei. Não sou eu; são eles.”

“Dave Mustaine não é um bom guitarrista”

Ainda durante a entrevista, Dave Mustaine refletiu sobre as razões que o levaram a nutrir sentimentos negativos pelo Metallica após sua demissão. O músico alega que não foi apenas pela forma como ele saiu, mas por declarações posteriores de seus ex-colegas.

“Eles se tornaram uma das maiores bandas do mundo. E aqui está uma das maiores bandas perdendo tempo tentando me desacreditar, dizendo: ‘Dave não é um bom guitarrista’. Pera aí, o que diabos você disse? Acho que compus muitas das músicas que tornaram vocês famosos, então vocês deveriam rever essa m*rda de declaração.”

Influência no Metallica

Ainda que esteja fora da banda há quatro décadas, Mustaine acredita tê-los influenciado de forma “bastante profunda”. O artista lembra que até a forma de James Hetfield interagir com o público foi inspirada no que ele fazia.

“Para um cara que ‘não sabia tocar guitarra’, com certeza influenciei as coisas. Nos primeiros dias, eu era o único guitarrista da banda e compus algumas das músicas que acabaram em seus primeiros discos. Tínhamos um cara chamado Brad Parker, cujo nome verdadeiro era Damian Phillips. Ele apareceu com um brinco de pena enorme; nós fizemos um show, e esse foi o fim dele. E foi por isso que acabamos fazendo James tocar guitarra. Não havia outro motivo. No início, James tinha medo de falar com a plateia. Eu olhava para ele e dizia: ‘vá lá e fale, p#rra’. Mas ele não conseguia. Então eu – o cara que não sabe tocar guitarra – fui até o microfone e comecei a falar.”
Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.