Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Miley Cyrus diz que não quer mais fazer turnês e explica razão

Cantora está há quase uma década sem realizar uma sequência mais longa de shows; decisão é consciente

Por Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 22/05/2023, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Miley Cyrus (Foto: Camila Cara)
Miley Cyrus (Foto: Camila Cara)

Assim que estourou com o seriado Hannah Montana, na segunda metade dos anos 2000, Miley Cyrus deu início a uma carreira musical bastante produtiva, especialmente no que diz respeito a shows. O período inicial de sua trajetória solo após o fim da série, marcado pela chamada era Bangerz, também se deu dessa forma: a Bangerz Tour, realizada ao longo de 2014, contou com 78 apresentações em um período de oito meses.

Depois disso, a artista não fez mais turnês longas. Para se ter ideia: desde a última passagem pela América do Sul, com direito a apresentação no Lollapalooza Brasil, em março do ano passado, Cyrus subiu a um palco diante do público apenas duas vezes, uma delas no festival Corona Capital, no México, em novembro, e a outra no seu evento de Réveillon, obviamente no último dia de 2022.

+++ LEIA MAIS: Endless Summer Vacation: Miley Cyrus lança disco mais afiado e independente da carreira

Há motivos. Miley não gosta de realizar turnês e disse em entrevista à British Vogue que considera nunca mais excursionar novamente. Ela chegou a brincar que a pausa de quase nove anos desde sua última longa tour parece, na verdade, como “um minuto”.

Miley Cyrus (Reprodução)
Miley Cyrus (Reprodução)

“Depois do último show [em grande arena em uma turnê] que fiz [em 2014], eu meio que olhei para isso mais como um questionamento. E eu não consigo. Não apenas ‘não consigo’ porque nesse caso falo de capacidade, mas é o meu desejo. Quero viver minha vida em prol do prazer ou realização de outra pessoa que não seja a minha?”

Miley Cyrus não gosta de grandes shows

Hoje com 30 anos, Miley Cyrus apresentou durante a entrevista um ponto de vista pouco ortodoxo com relação ao ato de se apresentar ao vivo. A cantora deixou claro que não gosta de realizar shows para grandes plateias.

+++LEIA MAIS: Miley Cyrus revela trauma do divórcio com Liam Hemsworth: 'Tentarem me fazer parecer desleal'

“Cantar para centenas de milhares de pessoas não é realmente o que eu amo. Não há conexão. Não há segurança.”

Toda a estratégia promocional de Cyrus nos dias de hoje pode ser considerada pouco convencional. A artista concede poucas entrevistas e praticamente divulgou seu novo disco, Endless Summer Vacation, apenas por meio de suas redes sociais e pelo trabalho de sua gravadora. Nada de aparições públicas e, especialmente, nada de shows.

Isso não impediu que o álbum, oitavo de sua carreira solo, fosse um sucesso: além de bater recordes nas plataformas de streaming, o material chegou ao topo das paradas de nove países, incluindo Reino Unido e Austrália. Nos Estados Unidos, seu principal single, “Flowers”, passou oito semanas na primeira posição do ranking da Billboard. Até mesmo no Brasil as marcas foram expressivas, já que a artista ganhou disco de ouro por ter batido as 20 mil cópias vendidas.