Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / FLOWERS

Miley Cyrus é acusada de plagiar Bruno Mars; entenda processo

Processo aponta semelhanças entre 'Flowers', de Cyrus, e 'When I Was Your Man', de Mars

Redação Publicado em 17/09/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Miley Cyrus (Foto: Lionel Hahn/Getty Images) | Bruno Mars (Foto: John Esparza via Getty Images)
Miley Cyrus (Foto: Lionel Hahn/Getty Images) | Bruno Mars (Foto: John Esparza via Getty Images)

Miley Cyrus está sendo processada devido às semelhanças entre seu hit "Flowers" e "When I Was Your Man", de Bruno Mars. Conforme documento obtido pela People, a Tempo Music Investments — que detém parte dos direitos da música de Mars — protocolou processo na última segunda-feira, 16, em tribunal de Los Angeles sob o argumentou de que há "semelhanças marcantes" entre as duas músicas. 

"É inegável, com base na combinação e no número de semelhanças entre as duas gravações, que 'Flowers' não existiria sem 'When I Was Your Man'", afirmaram os representantes da Tempo. O processo ainda defende que "Flowers" "duplica diversas melodias, harmonias e elementos líricos" de "When I Was Your Man".

"Portanto, o autor desta ação traz uma acusação de violação de direitos autorais decorrente da reprodução, distribuição e exploração não autorizadas de 'When I Was Your Man'", acrescentaram.

Quem está sendo processado e quem está processando

A Tempo Music Investments está processando Miley Cyrus, Gregory Hein e Michael Pollack, que compuseram "Flowers", além da Sony Music Publishing e Apple. Mars não é citado como um dos autores da denúncia.

A plataforma pontuou que adquiriu "os interesses de direitos autorais" da música de Mars "em ou por volta de 2020". O hit é uma composição de Mars, Philip Lawrence, Ari Levine e Andrew Wyatt.

Acusações

Cyrus e companhia receberam uma série de acusações. Entre elas, o processo afirma que "a linha vocal de abertura do refrão de 'Flowers' começa e termina nos mesmos acordes que a linha vocal de abertura do verso de 'When I Was Your Man'".

A Tempo Music Investments quer que os réus parem de reproduzir, distribuir ou executar publicamente "Flowers", além de indenizações.