Poeta e compositor teve a ideia do nome da banda, uma das mais importantes do rock progressivo; também colaborou com Céline Dion, Roxy Music e mais
Publicado em 18/11/2024, às 19h40
Morreu aos 80 anos o poeta e compositor Peter Sinfield. O artista nascido em Londres, na Inglaterra, era famoso em especial pelo envolvimento com o King Crimson, banda que cofundou e até batizou.
A informação foi confirmada pelas redes sociais da icônica banda de rock progressivo. A causa do falecimento não foi revelada. Todavia, sabe-se que o artista vinha sofrendo com problemas de saúde nos últimos anos — ele chegou a ser submetido a uma cirurgia cardíaca aberta entre as décadas de 2000 e 2010.
Descrito como o “roadie original, letrista, operador de luzes e engenheiro de som ao vivo” do King Crimson, Sinfield começou a sua trajetória na música colaborando com Ian McDonald no Creation. Depois, envolveu-se com o Giles, Giles and Fripp, trio de Michael Giles, Peter Giles e Robert Fripp.
Com a saída de Peter, a chegada de Greg Lake e a fusão com McDonald, nasceu o King Crimson. Sinfield coescreveu as letras e coproduziu os quatro primeiros álbuns do grupo, lançados entre 1969 e 1971, quando Fripp pediu sua saída.
Entre outras de suas iniciativas, o poeta e compositor produziu o álbum de estreia homônimo do Roxy Music, lançou um álbum solo (Still) em 1973, escreveu letras para o Emerson, Lake & Palmer e colaborou com nomes do porte de Gary Brooker (Procol Harum), Agnetha Fältskog (Abba), Cliff Richard, Bucks Fizz e Céline Dion. Esta, em especial, deu a Sinfield seu maior hit, “Think Twice”, ao aceitar gravar a canção criada em parceria com Andy Hill. Como resultado, chegou ao topo da parada do Reino Unido e obteve destaque em outros países.
+++LEIA MAIS: Discografia completa do King Crimson está finalmente disponível para streaming