Morrissey anuncia primeiro álbum em seis anos e lança faixa-título
‘Make-Up Is A Lie’ marca o fim do hiato do ex-vocalista do The Smiths
Gabriela Nangino (@gabinangino)
Nesta sexta, 9 de janeiro, o ex-vocalista do The Smiths, Morrissey, anuncia oficialmente seu álbum inédito Make-Up Is A Lie, após seis anos de hiato na música. Em dezembro de 2025, o cantor havia assinado um contrato com a Sire Records e dado indícios do novo trabalho.
O lançamento representa o 14º álbum solo de Morrissey, e estará disponível nas plataformas digitais a partir de 5 de março de 2026. Em antecipação ao projeto, o músico divulgou a faixa-título, que combina letras reflexivas com instrumentais melancólicos.
“Dez anos se passaram em tédio / Segui meu caminho até Paris / Para ficar diante de sua lápide”, ele canta. “ Li as palavras em granito / Um, dois, três, quatro, cinco / Maquiagem é uma mentira”.
Segundo um comunicado à imprensa, o álbum contém “letras provocativas” e “instrumentação imprevisível” e foi produzido no Studio La Fabrique, no sul da França. O título escolhido, por sua vez, seria “um apelo explícito à verdade e à expressão sem rodeios”.
O trabalho também marca o reencontro de Morrissey com Joe Chiccarelli, que produziu cinco álbuns de estúdio do cantor desde 2014 e também já colaborou com artistas como The Strokes, The White Stripes e Alanis Morissette. Na instrumentação, estão presentes Jesse Tobias, Camila Grey, Carmen Vandenberg, Juan Galeano, Alain Whyte, Gustavo Manzur e Brendan Buckley.
“A espera às vezes pareceu uma tragédia, mas o lançamento de ‘Make-Up Is A Lie‘ hoje é como um reencontro de amantes”, disse Morrissey aos fãs (via NME). “E após várias audições, parece que sempre existiu. Agora podemos depositar nossa fé no que é visível.”
“Por favor, sente-se em sua poltrona favorita em sua cabine escura com as luzes apagadas – ou, se preferir, relaxe e desfrute de um pouco de auto-humilhação impulsiva – como eu costumo fazer”, continuou. “Espero que você considere Make-Up Is a Lie digno da atenção que lhe dedica. Muitos de nós, aqui, e na França, Turquia, Polônia, Holanda, Dinamarca, Grécia, Estados Unidos, Inglaterra… esperamos porque nossa crença é inabalável: deixe os tagarelas tagarelarem. O que sobrevive além do alcance deles é o amor.”
Escute “Make-Up Is A Lie” a seguir:
A novidade chega após anos turbulentos na carreira musical de Morrissey. O ex-The Smiths tem sido duramente criticado por seu posicionamento político extremista, especialmente em relação à imigração, e enfrenta acusações de fascismo e racismo. Desde seu último álbum solo, I Am Not a Dog on a Chain (2020), ele sugeriu diversos lançamentos, mas nenhum havia se concretizado até o momento.
O artista já se queixou publicamente de ser “boicotado” pela indústria, e afirmou ao The Telegraph em 2024 que um de seus LPs havia sido “silenciado” e que a “cultura idiota” estava o impedindo de fazer novos trabalhos.
Agora, ele declara: “Insisto em ser eu mesmo apesar de muito desencorajamento, e esta nova música é um retrato válido de muito mais que está por vir em 2026. Nascida, depois renascida e nascida novamente”.
Na quinta-feira de Natal, 25, Morrisey fez uma publicação nas redes sociais com uma lista de 12 títulos, que parecem ser as faixas que irão compor seu novo álbum. Clique aqui para conferir as músicas que os fãs podem aguardar.
O astro também tem shows confirmados na Europa entre fevereiro e março de 2026. Veja as datas a seguir:
Ver essa foto no Instagram
+++ LEIA MAIS: Morrissey inaugura 2026 cancelando shows