Trilha sonora

Música de Sharon Van Etten embala novo trailer de 'Priscilla'; conheça a artista

'Anything', do álbum mais recente de Sharon Van Etten, aparece em trailer de 'Priscilla'

Heloísa Lisboa (@helocoptero)

Publicado em 30/10/2023, às 14h17
Sharon Van Etter e pôster de 'Priscilla' (Fotos: Reprodução/Instagram)
Sharon Van Etter e pôster de 'Priscilla' (Fotos: Reprodução/Instagram)

O novo filme de Sofia Coppola retrata o casamento de Elvis Presley sob a perspectiva da ex-esposa, Priscilla Presley. Em 2022, Elvis — outra produção sobre o chamado Rei do Rock — chegou aos cinemas com o intuito de contar sua história da forma como o público poderia ler na Wikipédia. 

A Elvis Presley Enterprises parece não ter ficado contente com a empreitada de Coppola e, por isso, impediu que as músicas do cantor servissem de trilha sonora para o longa-metragem da A24. Solucionando o problema, a diretora incluiu a banda do marido Thomas Mars, Phoenix, no projeto para interpretar algumas faixas.

Outra saída foi voltar o olhar para artistas dignos de Priscilla, como Sharon Van Etten. "Anything" embala um dos trailers do filme. Assista:

Música

Sharon Van Etten lançou seu primeiro álbum, Because I Was In Love, em 2009. Depois, vieram Epic (2010), Tramp (2012), Are We There (2014), Remind Me Tomorrow (2019) e We've Been Going About This All Wrong (2022).

Ao longo de mais de uma década, a cantora passou de uma jovem tímida para uma mulher certamente confiante e consciente da qualidade do próprio trabalho. Em comemoração aos 11 anos do lançamento de Tramp, por exemplo, Sharon decidiu publicar o videoclipe de "Serpents", gravado em 2012, deixando alguns medos de lado. 

"Estava bem insegura sobre ser o foco de um vídeo. Talvez não estivesse pronta para encarar meus demônios," relatou no Instagram. "Eu poderia escrever e interpretar músicas sobre eles, mas encará-los e expor minha alma diante da câmera era algo totalmente diferente. Quando eu olhava para mim mesma, sentia-me desconfortável na minha própria pele. Escolhi não lançar o clipe." O e-mail de Naomi Yang, quem redescobriu as gravações, fez Van Etten mudar de ideia:

Enquanto eu lia o e-mail de Naomi, durante a pandemia, e assistia essa versão mais nova de mim mesma, senti empatia pelas emoções que eu estava tentando expressar na música e no vídeo. 

"Seventeen" acabou virando um de seus maiores sucessos. A música parece revisitar o período em que Sharon tinha apenas 17 anos: "Eu queria poder te mostrar o quanto você cresceu," diz um verso. Com essa idade, ela se encontrava em um relacionamento abusivo com outro músico. 

Enquanto o ex-namorado saía para fazer shows, Van Etten se dedicava a composições secretas. Ela não recebia apoio do parceiro, que achava as músicas muito pessoais para serem compartilhadas. "Ele pediu para que eu não tocasse até poder escrever de um jeito que as pessoas não soubessem sobre minha vida" (via The Guardian). A intimidade revelada pela cantora em suas canções é justamente um dos fatores que atraem os fãs. 

Presente no disco mais recente, "Mistakes" atesta como Sharon Van Etten tem superado as barreiras dos traumas do passado. "Mesmo quando eu cometo um erro / É muito melhor do que isso," ela canta. 

Cinema

O nome de Sharon não é conferido apenas nos créditos de composições. A artista fez parte do elenco de Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre (2020) e The OA, por exemplo.

Em Antes do Fim (2021), ela canta ao lado de Zoe Lister-Jones. O filme apocalíptico é estrelado também por Cailee Spaeny, que encarna Priscilla Presley em Priscilla. Desse modo, o círculo desta matéria parece completo, mas, antes de encerrá-la, vale acrescentar que Van Etten se apresenta ao final de um dos episódios de Twin Peaks: O Retorno (2017), série de David Lynch e Mark Frost.