Músico que Dave Grohl admite ter copiado anuncia seu 1º álbum em 5 anos
Bob Mould, idolatrado músico de bandas como Hüsker Dü e Sugar, disponibilizará Here We Go Crazy no próximo dia 7 de março; primeiro single está disponível
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 09/01/2025, às 15h10Um dos músicos mais influentes da cena alternativa está de disco novo. Bob Mould, que se notabilizou no passado por ter integrado as bandas Hüsker Dü nos anos 1980 e Sugar na década de 1990, confirmou seu próximo álbum Here We Go Crazy para o dia 7 de março.
Será o primeiro trabalho em 5 anos de Mould, que desenvolveu carreira solo nos períodos em que seus grupos não estiveram ativos. Já são 15 álbuns produzidos dessa forma, geralmente com produção assinada por ele — caso do vindouro material, que traz ainda Jon Wurster na bateria e Jason Narducy no baixo.
A faixa-título do disco está disponível como primeiro single e pode ser conferida clicando aqui, junto de um vídeo dirigido por Gus Black. Em nota, Mould declarou que a filmagem foi registrada no deserto do sul da Califórnia, onde ele tem “passado um tempo nos últimos anos”. A respeito do trabalho completo, ele comenta:
“Na superfície, este é um conjunto de músicas pop com guitarra diretas. Estou refinando meu som e estilo primários por meio da simplicidade, brevidade e clareza. Há uma série de temas contrastantes. Controle e caos, hipervigilância e desamparo, incerteza e amor incondicional.”
Copiado por Dave Grohl
Fãs menos atentos à música alternativa podem ter lido o nome de Bob Mould em um lugar específico: nos créditos de Wasting Light (2011), um dos álbuns mais aclamados do Foo Fighters. É dele a vez que aparece com a de Dave Grohl na música “Dear Rosemary”.
Em entrevista de 2021 à BBC (via Ultimate Guitar), Grohl enfatizou a importância de Mould em sua formação, primeiro como apreciador de música e depois na posição de compositor. Ele chegou a admitir para o ídolo que o copiara em momentos diversos do passado.
“Lembro da primeira vez que conheci Bob. Fiz tantos stage dives na frente dele quando era mais jovem, mas na primeira vez que fomos apresentados formalmente, fiquei nervoso, pois ele é um dos meus heróis. E eu tive que falar: ‘oh, cara, você é uma grande inspiração, eu te copio há anos’. Tudo o que ele disse foi: ‘eu sei…’”
Em 2011, à Classic Rock (via site Igor Miranda), o também ex-baterista do Nirvana revelou já ter feito uma referência direta ao Hüsker Dü em uma das canções mais populares do Foo Fighters. Ele comenta:
“Cresci ouvindo Beatles, amo Led Zeppelin, além do Bad Brains e todo o punk rock. Mas quando se trata de guitarra e estrutura de canções, minha maior influência para compor é o Husker Dü. Bob Mould inspirou muito como toco e escrevo. Até já citei uma música deles em ‘Times Like These’, quando canto ‘I’m a new day rising’. Bob Mould deveria estar no mais alto escalão dos grandes compositores americanos. É tão influente quanto Tom Petty. Agradeço pela inspiração.”
Grohl não era o único músico do Nirvana a apreciar Mould. O baixista Krist Novoselic chegou a dizer, em uma antiga entrevista à Kerrang!, que sua banda não fazia “nada novo, pois o Hüsker Dü já fazia aquele som antes”.
Bob Mould — capa e tracklist de Here We Go Crazy:
- Here We Go Crazy
- Neanderthal
- Breathing Room
- Hard To Get
- When Your Heart Is Broken
- Fur Mink Augurs
- Lost Or Stolen
- Sharp Little Pieces
- You Need To Shine
- Thread So Thin
- Your Side
+++ LEIA MAIS: O disco que mudou a vida de Dave Grohl, segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: O músico pouco conhecido que Dave Grohl cita como maior influência
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram