My Chemical Romance pode se aposentar das turnês; entenda
Guitarrista Frank Iero revelou que planeja se retirar das excursões “em breve” — e seus colegas não parecem estar dispostos a seguir sem ele
Igor Miranda (@igormirandasite)
A história do My Chemical Romance ficou marcada por períodos de altíssima e nenhuma atividade. O grupo americano foi formado em 2001 e não demorou muito para ficar popular. De acordo com a base de dados do Setlist.fm, eles realizaram 586 shows entre 2003 e 2005 — em média, um a cada dois dias. Muita correria.
O ritmo se provou menos maluco nos anos seguintes, mas ainda assim exigiu bastante dos integrantes. Em 2013, a banda entrou em hiato e o desgaste serviu como uma das principais justificativas. Eles se reuniram em 2019, mas desde então realizaram menos de 100 apresentações.
Ao que tudo indica, não há mais interesse em realizar longas turnês. Ou, pelo menos, é o que indica Frank Iero.
Em entrevista à Kerrang!, o guitarrista de 43 anos revelou acreditar que não levará tanto tempo até que ele se aposente das excursões. Como ele está na formação praticamente desde o início — mais especificamente, em 2002 — e os demais membros parecem estar empenhados em atividades paralelas, fica difícil imaginar uma continuidade do grupo sem Iero.
“Sendo bem honesto, sinto que, na idade em que estou, provavelmente estou no meu fim com as turnês. Está chegando, será em breve.”
O músico aponta o desgaste provocado pelas turnês. Naturalmente, ele tem gostado mais de trabalhar em estúdio do que de subir no palco todas as noites.
“Acho que, quanto mais velho eu fico, mais eu gosto do processo de fazer discos. Se dependesse de mim, acho que provavelmente faria isso com mais frequência do que as turnês.”

Curiosamente, Iero segue excursionando não apenas com o My Chemical Romance, como também junto ao L.S. Dunes, supergrupo formado em 2022 com membros do Saosin, Coheed and Cambria, entre outros. Além disso, deu início em 2013 a uma carreira solo que promovia turnês constantes no período pré-pandemia.
Para exemplificar, o guitarrista realizou 131 shows solo em 2015 e 108 em 2017, além de 59 com o L.S. Dunes em 2023. Em outros momentos, integrou os projetos Leathermouth e Death Spells, também com atividades na estrada.
My Chemical Romance atualmente
Desde sua reunião em 2019, o My Chemical Romance não retornou ao Brasil. Até hoje a banda veio apenas uma vez ao país, em 2008, como parte da turnê que divulgou o álbum The Black Parade (2006).
Apenas uma música inédita foi lançada como fruto do retorno: “The Foundations of Decay”. Sua próxima turnê percorrerá a América do Norte, com 10 shows entre julho e setembro.
+++ LEIA MAIS: My Chemical Romance: uma discografia comentada do início ao fim
+++ LEIA MAIS: Como o 11 de setembro culminou na criação do My Chemical Romance
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram