NOVIDADE

Nação Zumbi e Orquestra Experimental celebram 30 anos de “Afrociberdelia” em São Paulo

Em encontro inédito, ícones do Manguebeat levam clássicos como “Maracatu Atômico” para o palco erudito em arranjos sinfônicos; ingressos para a segunda noite já estão esgotados

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Nação Zumbi e Orquestra Experimental celebram 30 anos de "Afrociberdelia" em São Paulo
Nação Zumbi e Orquestra Experimental celebram 30 anos de "Afrociberdelia" em São Paulo - Crédito: André Almeida/Divulgação

O Theatro Municipal de São Paulo será palco de um encontro histórico nos dias 2 e 3 de fevereiro. A banda pernambucana Nação Zumbi se une à Orquestra Experimental de Repertório (OER) para celebrar os 30 anos de lançamento de Afrociberdelia (1996), álbum que consolidou o movimento Manguebeat e marcou a última gravação em estúdio de Chico Science.

Sob a regência de Wagner Polistchuk e com orquestrações inéditas de Mateus Alves, o espetáculo reimagina a sonoridade psicodélica e percussiva do grupo em uma roupagem sinfônica. No repertório, o público poderá conferir versões orquestrais de clássicos como “Etnia”, “Manguetown” e “Mateus Enter”.

A Nação Zumbi é reconhecida como uma das forças mais renovadoras da música brasileira, equiparada por críticos à Bossa Nova e ao Tropicalismo. O projeto Nação Zumbi Sinfônico reforça essa importância ao ocupar a Sala de Espetáculos do Municipal com a mistura característica de rock, funk e maracatu.

Atualmente liderada por Jorge Du Peixe, a banda conta com a formação de peso composta por Dengue (baixo), Toca Ogan (percussão), Marcos Matias e Da Lua (tambores), Tom Rocha (bateria) e Neilton Carvalho (guitarra).

Momento especial em 2026

A celebração dos 30 anos de Afrociberdelia acontece em um momento de consagração para o grupo. Além das apresentações no Municipal, a Nação Zumbi será o tema central da Acadêmicos da Grande Rio no Carnaval 2026, com o enredo “A Nação do Mangue”, que levará a história do movimento pernambucano para a Marquês da Sapucaí.

Serviço:

  • Datas: 02/02 e 03/02 (segunda e terça-feira)

  • Horário: 20h

  • Local: Theatro Municipal de São Paulo (Sala de Espetáculos)

  • Ingressos: De R$ 30,00 a R$ 140,00 (Disponíveis no site oficial do Theatro)

  • Aviso: Ingressos para o dia 03/02 já estão esgotados.

  • Classificação: Livre

LEIA TAMBÉM: Juiz reativa processo de agressão sexual contra Marilyn Manson movido por ex-assistente

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Afrociberdelia, Bossa Nova, nação zumbi, Orquestra Experimental, tropicalismo, Wagner Polistchuk