QUE DUPLA

Ne-Yo relembra parceria com Beyoncé e admite: ‘Nunca me senti tão dispensável’

O cantor e compositor reflete sobre a criação de “Irreplaceable” e a colaboração com uma das maiores artistas da música contemporânea

Kadu Soares (@soareskaa)

Ne-Yo
Foto: Emma McIntyre/Getty Images

Ne-Yo falou sobre sua experiência trabalhando com Beyoncé, especialmente durante a criação de um dos maiores hits de sua carreira, “Irreplaceable”, e descreveu a sensação de se sentir, nas próprias palavras, “inútil”, no estúdio ao ver a força criativa dela em ação.

A colaboração entre Ne-Yo e Beyoncé começou quando o cantor e compositor co-escreveu “Irreplaceable” com o duo de produção norueguês Stargate. Originalmente escrita a partir de uma perspectiva masculina, a canção foi reformulada por Beyoncé com uma voz feminina, tornando-se um hino de empoderamento virou um clássico da artista.

Em uma conversa com Fat Joe e Jadakiss, Ne-Yo confessou que, apesar de estar acostumado a orientar outros artistas no estúdio — “indo lá e meio que segurando a mão deles, então, sabe o que eu quero dizer? ‘Aqui está a próxima nota, certo, aqui está a próxima parte'”, — ele nunca tinha se sentido tão dispensável como quando trabalhou com Beyoncé. “Cara, eu nunca me senti tão inútil na minha vida trabalhando com Beyoncé. Ela não precisava de mim para nada. Eu fiquei tipo, ‘Tudo bem, vou pegar um café. Você conseguiu’. Ela conseguiu. Ela finalizou essa música em cerca de uma hora sozinha. Eu não era necessário. Mas eu não fiquei bravo por isso”, disse ele.

O compositor também explicou por que acabou cedendo “Irreplaceable” para Beyoncé, em vez de mantê-la para si: “Percebi, nas letras da música, que, bem, antes de mais nada, uns 90% da minha base de fãs era feminina, e se eu fosse dizer à minha base feminina ‘Posso ter outra você em um minuto / Na verdade, ela estará aqui em um minuto’, eu não acho que era algo que elas quisessem ouvir”, argumentou ele em outra entrevista. “Não é tanto a mensagem, mas quem a está entregando — o mensageiro também é muito importante”.

Além disso, no papo, Ne-Yo mencionou outra colaboração menos conhecida com Beyoncé: “Flaws and All”, presente na edição deluxe de B’Day (2006), que ele co-escreveu junto com ela e outros colaboradores. Em entrevistas anteriores, ele contou que originalmente escreveu essa faixa com Britney Spears em mente, antes de se tornar parte do repertório de Beyoncé, demonstrando a versatilidade e o alcance de seu trabalho como compositor.

+++LEIA MAIS: Ne-Yo abraça a individualidade em nova fase da carreira e fala da admiração pelo Brasil [ENTREVISTA]

+++LEIA MAIS: Beyoncé agora é bilionária

Kadu Soares é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: Beyoncé, Ne-Yo