Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Retorno

Nelly Furtado diz que redescobriu paixão pela música ao trabalhar com filha

Cantora fala sobre gravações de novo álbum, que chega às plataformas em setembro, avalia carreira e mais

Rodrigo Tammaro Publicado em 26/07/2024, às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nelly Furtado (Foto: Cindy Ord/Getty Images)
Nelly Furtado (Foto: Cindy Ord/Getty Images)

Prestes a lançar um novo álbum, a artista canadense Nelly Furtado refletiu sobre sua carreira e comentou a relação com a filha mais velha, Nevis Furtado, que tem desempenhado um papel importante no trabalho da cantora.

Furtado recebeu a revista britânica NME em sua gravadora um dia depois de participar de um festival em Malta. Ela contou como retomar as produções: “Eu não pisava em um estúdio a cerca de três anos, mas algo me disse que eu precisava voltar”, comentou. O último álbum dela havia sido The Ride, de 2017. Depois disso, Nelly Furtado esteve ocupada com a maternidade após o nascimento de seus outros dois filhos.

Eu sabia que queria fazer um álbum que me lembrasse das vibrações e energia que você tem em uma passagem de som quando ouve sua voz voltando para você alto dos alto-falantes”, disse a cantora.

A canadense falou sobre o papel de Nevis Furtado quando foi questionada justamente sobre o que a motivou a voltar para os estúdios. “Ela estava descobrindo sua paixão pela música enquanto eu estava redescobrindo a minha, então ela meio que me manteve sob controle", afirmou.

Nelly Furtado ainda revelou que a filha deu sugestões sobre o trabalho. “Ela dizia ‘mãe, por que você está usando Auto-Tune nessa música? Você acha que soa legal, mas não soa”, contou em meio a risadas. “Ela também me lembrou que as pessoas amam minha música porque ela é tridimensional, o que me fez ir ainda mais fundo.”

O novo álbum, 7, chega às plataformas no final de setembro. Mas a cantora já revelou duas músicas que fazem parte do trabalho. “Love Bites” foi lançada em maio e é fruto de uma colaboração com Tove Lo e o produtor SG Lewis.

Nelly contou que Lewis a procurou para uma parceria e enviou uma faixa inacabada. Ele sugeriu pedir para um amigo refazer o refrão, e a cantora respondeu que só aceitaria se esse amigo fosse a Tove Lo. O resultado foi o trabalho em trio. “Tove simplesmente me surpreendeu com a qualidade de sua voz”, avaliou a cantora.

SG Lewis ainda participou de outra faixa do novo álbum, mas Nelly disse que não está pronta para revelar o título.

A outra música do trabalho que já foi lançada é “Corazón", que saiu em julho e também é resultado de uma parceria, desta vez com a dupla colombiana Bomba Estéreo. Segundo a cantora, essa é a única música do álbum a incluir letras em espanhol. Mas ela revelou que tem outra gravação com a dupla e não descartou um trabalho inteiramente na língua no futuro.

Isso não seria novidade na carreira de Nelly Furtado. Em 2009 ela lançou  Mi Plan, que foi percebido pelos falantes de inglês como um trabalho de menos potencial que o antecessor Loose, produzido ao lado de Timbaland e que incluía os sucessos globais "Maneater", "Promiscuous" e "Say It Right". Essa última faixa, inclusive, voltou a viralizar em 2022 na rede social TikTok. Foi Nevis Furtado quem avisou a mãe sobre a crescente popularidade entre a geração Z.

Ao comentar o sucesso de Loose, Nelly Furtado avaliou que o trabalho foi influente porque representou uma mudança no estilo pop. "Não queríamos que soasse perfeito. Queríamos que soasse real", diz ela. "A ideia era colocar minhas melodias e letras psicodélicas e melancólicas sobre as batidas pesadas de Tim e fazer um tipo de mixagem dentro disso."

Embora Nelly tenha se reunido novamente com Timbaland em 2007 para o hit "Give It To Me", que também contou com Justin Timberlake, não houve uma sequência completa para Loose. Foi aí que veio Mi Plan, LP de maior sucesso da cantora até agora.

Voltando os olhos para a própria trajetória, incluindo o próximo trabalho, Nelly Futado se define coomo uma “camaleoa” que não "acredita em gêneros". Desde que foi diagnosticada com TDAH em 2022, ela diz que compreende seu processo criativo muito melhor.

Eu entendo aquela coisa de 'já estive lá, fiz isso'. E aí eu penso: 'Qual é o próximo desafio? O que vai tornar isso único em relação à última experiência?'"

Enquanto promove 7, a cantora também está preparando uma reedição em vinil de seu álbum de estreia de 2000, Whoa, Nelly!, que será lançado em 9 de agosto. 

“É difícil voltar para esse tipo de espaço criativo, mas é aqui que minhas longas pausas entre álbuns realmente compensam. Você consegue se afastar, viver sua vida e lembrar por que você faz isso de novo”, conclui.