O cantor foi uma das atrações do festival Rock in Rio no dia 11 de janeiro, mesma noite de Iron Maiden, Queen e Whitesnake
Em janeiro de 1985, a cena musical do Brasil era muito diferente. Naquele cenário, a proposta de trazer um festival com mais de 60 artistas na programação e dez dias de programação era proposta para lá de ousada. Mas foi assim que o Rock in Rio começou. E, logo na noite de abertura, as consequências de um line-up diverso começaram a aparecer: Ney Matogrosso, uma das atrações da noite de abertura, não agradou ao público metaleiro daquela noite e foi recebido a ovadas por parte de alguns deles.
+++ LEIA MAIS: Como Dua Lipa foi de abertura do Coldplay a headliner de festival no Brasil?
Aquela tinha sido anunciada como a noite do metal. No entanto, a programação trouxe mais três atrações nacionais no line-up que não agradaram a quem estava lá para ver o rock mais pesado:
“Era uma noite anunciada como a do metal e, de repente, surge um cara seminu cantando ‘Deus salve a América do Sul…’. Meia dúzia de metaleiros sem educação, que estavam mais próximos ao palco, começaram a atirar ovos (cozidos) na minha direção”, disse Ney em entrevista recente à revista Veja.
O artista relembra que a banda de metal Iron Maiden teria o mesmo problema anos depois devido um desentendimento com a mulher de Ozzy Osbourne, Sharon Osbourne.
+++ LEIA MAIS: Iron Maiden: quais as exigências da banda pro camarim?
Refletindo sobre o ocorrido, ele afirma que a atitude do público diante de sua apresentação foi um marco importante na sua carreira mas que também foi um fato isolado:
“Não posso dizer que esse episódio não ficou associado à minha carreira, mas também não considerei muito. Tenho consciência que foi uma reação isolada e que o resto da multidão aprovou o show. Tanto que segui com ele normalmente.”
Em 2022, no dia 25 de junho, Ney Matogrosso retornou ao festival se apresentando no palco do Rock in Rio Lisboa.