Nicko McBrain participaria de novo álbum do Iron Maiden? Ele responde
Afastado desde o fim de 2024, baterista esclarece qual é sua verdadeira situação atual dentro da banda e diz se toparia ou não voltar a gravar um disco
Guilherme Gonçalves
Há quase um ano, Nicko McBrain anunciava sua despedida dos palcos com o Iron Maiden. O baterista, entretanto, não deixou a banda como um todo e ainda aparece listado como um integrante oficial.
Esse cenário abre brecha para algumas perguntas, dentre elas a seguinte: Nicko ainda pode participar de um possível novo álbum do Maiden?
Ao ser entrevistado por Jason Green no canal Waste Some Time With Jason Green (via Blabbermouth), o baterista respondeu sobre esse tema. Antes contextualizou um pouco sobre sua verdadeira situação atual.
Com a palavra, Nicko McBrain:
“Ainda sou membro da banda, mas o que isso significa exatamente? Bem, ainda faço parte da família, então trabalho bastante com o fã-clube e participo de eventos relacionados ao Iron Maiden, como a Son of Monsterpalooza. E, sim, tem sido ótimo.”
O baterista, então, falou especificamente sobre gravar ou não material novo:
“Primeiramente, não há planos para um novo álbum por enquanto. Isso pode mudar. Então, se for esse o caso, talvez me peçam para gravar algumas músicas.”
A aposentadoria de Nicko McBrain
Na mesma entrevista, Nicko explicou em detalhes os motivos que o levaram a decidir “pendurar as baquetas”. Ele afirmou:
“Sofri um AVC em 19 de janeiro de 2023, para ser exato. E isso deixou meu lado direito paralisado da cintura para baixo. Eu não conseguia mexer a perna direito. Enfim, fiquei com a desvantagem de não conseguir tocar viradas rápidas de um só golpe, semicolcheias, fusas, nesse ritmo, e daí em diante. Você precisa das duas mãos para fazer esse tipo de velocidade, e meu braço direito simplesmente não funcionava da mesma forma mais. Então, tínhamos que mudar as viradas de bateria em várias músicas nas duas últimas turnês, a segunda parte da turnê Legacy of the Beast e depois a Future Past. Mas, daqui para frente, havia músicas nesse novo repertório que eu sabia que teria dificuldade para tocar, e não queríamos mudá-las, como as partes que mudamos, digamos, em ‘The Trooper’, por exemplo; eu não tocava mais as viradas de bateria mais longas.”
Foi quando Nicko se reuniu com Steve Harris, baixista e líder da Donzela de Ferro, para comunicar sua decisão:
“Tive uma longa conversa com Steve e disse a ele: ‘Olha, estou achando muito difícil’. Era difícil com todas as viagens e o tempo de recuperação. Não tínhamos folga, por assim dizer. E ele disse: ‘Ok, entendi. E talvez seja melhor assim’. Então, foi mais ou menos 80% minha decisão e 20% de concordância com o resto da equipe para encerrarmos as atividades. E foi por isso que me aposentei.”
Aposentado dos palcos, Nicko McBrain deu lugar a Simon Dawnson, que assumiu a bateria nos shows ao vivo do Iron Maiden.
Atualmente, o grupo celebra 50 anos de carreira com a turnê Run for Your Lives, que teve início em maio, na Europa, e irá passar pelo Brasil em 2026, segundo Bruce Dickinson.
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: Os 5 melhores discos do Iron Maiden, segundo crítico da Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: O que impede o Iron Maiden de trabalhar em um novo álbum?
+++ LEIA MAIS: Como o Iron Maiden resolveu situação com Nicko McBrain, agora fora da banda
+++ LEIA MAIS: 5 descobertas sobre o futuro do Iron Maiden — Vai acabar? Vem ao Brasil?