Músico tem opinião nada convencional a respeito de um dos momentos mais importantes de uma canção de rock
Publicado em 04/01/2024, às 09h00
O solo de guitarra é, para diversos fãs, um dos maiores alicerces do rock. É o momento em que o instrumento de seis (ou mais) cordas adquire protagonismo em uma música, praticamente como se “assumisse” o vocal dela. Kirk Hammett, curiosamente, não enxerga dessa forma.
O guitarrista do Metallica revelou, em entrevista à Total Guitar (via site Igor Miranda), Hammett revelou compreender que solos de guitarra não são lá muito importantes para o público geral. Surpreende, inclusive, que ele seja o titular do instrumento em uma das bandas de metal mais importantes da história e tenha dado essa declaração a uma revista dedicada justamente ao equipamento em questão.
+++ LEIA MAIS: Metallica vem ao Brasil em 2024, diz jornalista
“As pessoas não vão se lembrar de um ótimo solo de guitarra. Lamento dizer isso para todos os seus leitores.”
Para Hammett, o público geral irá se recordar mais facilmente da melodia de uma canção. A guitarra é algo notado por músicos — que, claro, não deixam de compor uma fatia significativa do público de uma banda de rock.
“Elas vão lembrar de uma ótima melodia, de uma ótima música. Não estou falando de músicos. Esses sim, vão recordar. Mas os não-músicos, que são a maioria do mundo que escuta canções, não vão se lembrar dos solos de guitarra.”
+++ LEIA MAIS: Os 250 melhores guitarristas da história, segundo Rolling Stone [LISTA]
A opinião compartilhada por Kirk Hammett não é recente. O guitarrista do Metallica afirma pensar dessa forma desde seus 15 anos de idade.
“As pessoas vão se lembrar, especialmente, daquela música que os levará a um lugar diferente de onde estavam cinco minutos antes. Comecei a me dar conta disso aos 15 anos. Estava começando a tocar guitarra junto com John Marshall (ex-técnico do instrumento no Metallica e integrante do Metal Church). Olhávamos para bandas como o Kiss, Aerosmith ou Van Halen. Eles criavam as próprias músicas. Então, nos demos conta de que precisávamos fazer o mesmo. Ainda que as primeiras não fossem tão boas, já significavam algo, pois eram nossas.”
Curiosamente, Kirk Hammett foi criticado diversas vezes por fãs do próprio Metallica devido a seus solos em trabalhos mais recentes. Há quem considere a abordagem do guitarrista um pouco acomodada e repetitiva.
Quando o grupo lançou “Lux Æterna”, primeiro single de seu álbum mais recente, 72 Seasons, um youtuber chamado Bradley Hall viralizou ao regravar o solo feito por Hammett para a canção. O título do vídeo era: “‘Lux Æterna’, do Metallica, mas com um solo que não é ruim”.
Kirk, é claro, ficou sabendo da iniciativa do youtuber. E respondeu, em entrevista à Total Guitar (via site Igor Miranda), o seguinte:
“Sim, meus amigos da rua conseguem tocar um solo melhor que o de ‘Lux Æterna’ – mas para quê? Para mim, o que é apropriado é tocar para a canção e tocar no momento. Dei risada desses vídeos o tempo inteiro. Eu poderia alinhar seis ou sete arpejos de sete oitavas em semicolcheias, ficar o dia inteiro praticando e mandar um: ‘ei, olha o que consigo fazer’. Mas onde que eu vou colocar isso? Não funciona em nenhuma música do Metallica!”
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.