Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Novo material do Nirvana

Nirvana usou IA para remasterizar canções de 'In Utero' em edição especial, segundo Krist Novoselic

Último disco do Nirvana, 'In Utero' celebra 30 anos de lançamento nesta quinta-feira (21) e será relançado em edição especial

Redação Publicado em 21/09/2023, às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nirvana (Foto: Mark Seliger para Rolling Stone EUA)
Nirvana (Foto: Mark Seliger para Rolling Stone EUA)

Em clima de celebração dos 30 anos de In Utero, último disco do Nirvana, a NME entrevistou Krist Novoselic para falar sobre o legado do disco. O ex-baixista do Nirvana também revelou algumas curiosidades sobre a remasterização, que contará com 53 faixas ao vivo inéditas. 

O disco será lançado no dia 27 de outubro em vários formatos incluindo uma edição limitada de oito LPs super deluxe box set, cinco CDs super deluxe box set, um LP + edição de 10 polegadas, dois CDs de edição deluxe e uma edição digital super deluxe. 

+++ LEIA MAIS: Nirvana: ‘Kurt Cobain ficaria orgulhoso como ‘Rape Me’ foi usada em Succession', diz Courtney Love 

Estou animado com os shows ao vivo, porque eles usaram IA. Pegamos as fitas de áudio digital da mesa de som em Roma, Seattle e Los Angeles, então a IA conseguiu separar todos os instrumentos e fizemos uma mixagem muito boa disso”

Questionado se o Nirvana consideraria usar IA para criar um novo material, assim como os Beatles pretendem fazer em breve com seu “último single”, respondeu: “É uma boa ideia… Vou falar sobre isso com Dave [Grohl] e Pat [Smear]”.

+++ LEIA MAIS: Reedição de In Utero traz músicas inéditas do Nirvana

No entanto, Krist aponta não saber se há demos ou gravações do Nirvana que poderiam render novas músicas da banda, uma vez que muitos fãs já utilizaram Inteligência Artificial para simular novos projetos com os vocais de Kurt Cobain.

Essa é uma discussão que terá que ser resolvida quando se trata de direitos autorais e desinformação… Kurt não está aqui no presente, então tudo tem que ser feito corretamente”.

+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'