OASIS

Noel Gallagher fala sobre caos na venda de ingressos e suas músicas favoritas

Noel Gallagher quebra silêncio sobre a polêmica da venda de ingressos para a aguardada volta do Oasis e revela quais suas canções favoritas da banda

Daniela Swidrak (@newtango)

Publicado em 01/04/2025, às 12h04
Noel Gallagher - Dave Benett/Getty Images for ZOË LAW
Noel Gallagher - Dave Benett/Getty Images for ZOË LAW

Quando os ingressos para a aguardada volta do grupo Oasis foram anunciados em agosto do ano passado, a banda tomou medidas para combater a revenda abusiva, firmando parcerias com plataformas de revenda oficiais e alertando que ingressos comercializados acima do valor original em outros sites seriam cancelados. Apesar disso, quando as vendas começaram — com filas virtuais que duraram horas até esgotar —, cerca de 4% dos ingressos (aproximadamente 50 mil) apareceram em diversos sites de revenda, alguns chegando a custar até £10 mil.

A banda então reforçou em suas redes sociais: "Notamos que pessoas estão tentando revender ingressos no mercado paralelo desde a pré-venda. Lembramos que a revenda só é permitida pelo valor original, através da Ticketmaster e da Twickets".

Em fevereiro, a Ticketmastercancelou milhares de ingressos em uma ação contra bots, mas muitos fãs alegaram ter sido prejudicados injustamente.

Em entrevista exclusiva a Kevin Cummins para seu livro, Oasis: The Masterplan (lançado em 27 de março), Noel Gallagher admitiu que ficou surpreso com a dimensão da demanda:

Eu sabia que seria grande, mas fiquei impressionado com o quão grande foi."

Questionado sobre sua música favorita do Oasis, Noel respondeu:

Posso escolher mais de uma? ‘Supersonic’, ‘Some Might Say’, ‘Live Forever’ e ‘Rock’n’Roll Star’."

Em 2023, ele já havia criticado parte do catálogo da banda em entrevista à NME:

Não gosto do som de ‘Morning Glory’. O único álbum perfeito é ‘Definitely Maybe’. ‘Be Here Now’ tem músicas muito longas. ‘Standing On The Shoulders Of Giants’ tem enchimento. ‘Heathen Chemistry’ tem duas boas: ‘Little By Little’ e ‘Stop Crying Your Heart Out’ — o resto é fraco. ‘Don’t Believe The Truth’ é bom, e ‘Dig Out Your Soul’ perde força no final. Todos têm defeitos."

Oasis
Oasis | Patrick Ford/Redferns

Polêmica do preço dinâmico e iniciativas de compensação

A venda de ingressos também foi alvo de críticas devido ao preço dinâmico (sistema que ajusta os preços conforme a demanda), levando a valores exorbitantes.

O Oasis afirmou que "não tinha conhecimento prévio da aplicação do preço dinâmico" e que "a estratégia acordada entre promotores, Ticketmaster e a equipe da banda previa uma venda justa, com medidas para conter cambistas e manter preços acessíveis, mas a execução falhou."

Como forma de reparação, a banda anunciou um sorteio exclusivo para a compra de ingressos de dois shows extras no estádio de Wembley, nos dias 27 e 28 de setembro.

Formação e novidades da turnê

A turnê, que começa em 4 de julho em Cardiff, contará com a formação clássica: Noel e Liam Gallagher, Andy Bell, Gem Archer, Paul "Bonehead" Arthurs e Joey Waronker.

A expectativa para o retorno do Oasis segue em alta, e os fãs agora aguardam ansiosamente para ver o que uma das maiores bandas dos anos 90 preparou para esse comeback histórico. No Brasil, os shows acontecem nos dias 22 e 23 de novembro no Estádio do MorumBIS e os ingressos estão esgotados.

+++ LEIA MAIS: Oasis expõe 'contas fraudulentas que tentam vender ingressos falsos' na web

+++ LEIA MAIS: Shows de reunião do Oasis não terão 'brigas', diz Noel Gallagher

+++ LEIA MAIS: As 10 músicas que o Oasis mais tocou ao vivo — a 8ª é surpreendente

+++ LEIA MAIS: Oasis anuncia filme sobre turnê de reunião com produção de criador de Peaky Blinders

+++ LEIA MAIS: Os primeiros lançamentos do Oasis desde sua aguardada reunião