VELHO NOVO

Novo álbum ao vivo do White Stripes registra show histórico no México

Nova gravação mostra a estreia da turnê Get Behind Me Satan de 2005 no Auditório Coca-Cola da cidade mexicana de Monterrey

Daniela Swidrak (@newtango)

Meg White e Jack White da banda The White Stripes
Meg White e Jack White da banda The White Stripes - Tim Mosenfelder/Getty Images

O White Stripes deu início à turnê Get Behind Me Satan em 11 de maio de 2005, com um show em Monterrey, no México — e agora essa apresentação histórica está disponível para streaming ou compra via nugs.net.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Third Man Records (@thirdmanrecords)

 

Naquela noite, Jack e Meg White tocaram um set com 25 músicas no Auditorio Coca-Cola, das quais 23 estão disponíveis na plataforma (as faixas “Let’s Build a Home” e um cover de “Goin’ Back to Memphis”, do Soledad Brothers, ficaram de fora).

Por ser o show de estreia da turnê do álbum lançado em 2005, o setlist trouxe as primeiras performances ao vivo de sete faixas do Get Behind Me Satan, que só chegaria oficialmente ao público um mês depois. Entre as estreias estavam os singles “Blue Orchid”, “My Doorbell” e “The Denial Twist”.

O repertório também incluiu clássicos da banda como “Dead Leaves and the Dirty Ground” (que abriu o show), “Fell in Love with a Girl” e “Seven Nation Army”.

Segundo a descrição no site da nugs.net, o auditório estava apenas pela metade da capacidade, já que os dois principais times de futebol locais jogavam partidas importantes naquele dia. Há algo poético nisso: o mesmo esporte que, na última turnê, havia transformado “Seven Nation Army” em hino de torcida, agora também “roubava” parte do público no início de uma nova era da banda.

Além de Monterrey, a turnê de 2005 passou por lugares bastante marcantes na América Latina — incluindo um show inusitado na cidade argentina de Puerto Iguazú, na fronteira com Foz do Iguaçu, no dia 26 de maio num espaço para poucas pessoas.

Poucos dias depois, o White Stripes chegou ao Brasil com três apresentações memoráveis: no dia 1º de junho, no Teatro Amazonas, em Manaus — o primeiro show de rock da história realizado no local. O concerto, que rendeu um documentário especial para a MTV, foi um marco tanto para a banda quanto para a música ao vivo no Amazonas. Em seguida, a banda tocou no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A arte de capa e o tracklist completos de Live at Auditorio Coca-Cola já estão disponíveis no site da nugs.net, onde também é possível ouvir ou adquirir o disco.

Capa do disco “Live at Auditorio Coca-Cola”

 

Atualmente, Jack White se encontra em turnê promovendo seu disco solo No Name, que ainda não tem rumores de uma possível passagem pela América Latina.

Tracklist do Live at Auditorio Coca-Cola:

Dead Leaves and the Dirty Ground
Black Math
Blue Orchid
My Doorbell
Jolene
Hotel Yorba
Fell In Love With a Girl
Let’s Shake Hands
When I Hear My Name
Take a Whiff On Me
Cannon
The Nurse
The Same Boy You’ve Always Known
The Denial Twist
Death Letter
Little Ghost
We’re Going To Be Friends
I Fought Piranhas
Passive Manipulation
I Just Don’t Know What to Do With Myself
I’m Lonely (But I Ain’t That Lonely Yet)
Seven Nation Army
Boll Weevil

+++ LEIA MAIS: Jack White detona Elon Musk e Donald Trump: ‘Gorila laranja inchado’

+++ LEIA MAIS: O álbum de Jack White que mudou a vida do próprio artista

+++ LEIA MAIS: A incrível mensagem de Jack White para Meg White no 50º aniversário da baterista

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: jack white, Meg White, The White Stripes, White Stripes