INESPERADO

O cantor que Daron Malakian (System of a Down) nunca irá se esquecer de ter substituído

‘Ainda me arrepia’, reflete o guitarrista do System of a Down sobre oportunidade histórica nos anos iniciais de sua carreira

Gabriela Nangino (@gabinangino)

Daron Malakian, do System of a Down, em 2022
Daron Malakian, do System of a Down, em 2022 - Foto: Daniel Knighton / Getty Images

Daron Malakian, guitarrista e compositor da banda de metal System of a Down, formada em 1994, relembrou uma participação verdadeiramente inesquecível no show de uma grande banda de rock.

Em 2000, o System of a Down já tinha alguns hits, mas ainda não havia estourado com o álbum Toxicity (2001). Então, eles se juntaram a bandas como Korn, Kid Rock e Powerman 5000 para abrir os shows da turnê Summer Sanitarium da lendária banda Metallica.

Porém, em julho daquele ano, o vocalista e guitarrista base James Hetfield sofreu um acidente de jet ski. Em vez de cancelar as apresentações, o Metallica decidiu dar continuidade aos shows. Nessa ocasião, Malakian teve a oportunidade única de substituir Hetfield.

Durante participação no podcast Tetragrammaton de Rick Rubin (via NME), Malakian relembrou como isso aconteceu. “Conheci o Metallica no palco tocando com eles. Nunca os tinha visto antes. Éramos a primeira banda. Ninguém nos conhecia”, explicou.

Jason Newsted estava cantando, e então chamaram os caras do Korn e eles tocaram uma espécie de cover do Cheech & Chong ou algo assim. Eles não sabiam o que fazer, porque James não estava lá”, disse.

Nesse momento, Malakian tomou uma atitude ousada: ele pediu para seu técnico de guitarra dizer ao técnico do Metallica que ele sabia tocar as músicas.

“De repente, meu técnico foi falar com o técnico de guitarra deles e voltou para mim. Ele disse: ‘Beleza, vem comigo’. Então, de repente, eu estava do outro lado do palco”, lembrou. “Me entregaram uma Les Paul. Acho que era uma das Les Pauls do Kirk Hammett [guitarrista do Metallica]. E eles disseram: ‘Beleza. Vai lá’.”

Segundo ele, lembrar desse evento o faz arrepiar até hoje. “Você precisa entender… Nossa banda ainda não era grande. Eu ainda era um garoto – tinha 22 anos. Nem consigo acreditar que nos permitiram abrir um show para o Metallica. Então, tudo isso é novo para mim neste momento da minha vida”, continuou.

“E eles me colocaram lá, e eu me virei e disse: ‘Ei’. Era o Lars, era o Kirk, era o Jason Newsted. Eles perguntaram: ‘O que você sabe?’ Eu respondi: ‘Não sei. ‘Master Of Puppets‘. Ok.'”

James Hetfield e Kirk Hammett do Metallica
James Hetfield e Kirk Hammett, do Metallica – Foto: Paul Natkin/Getty Images

A especialidade de Malakian não era o canto, mas na hora, isso pouco importou. “Eu estava lá em cima com o Metallica tocando ‘Master Of Puppets‘ para 60 mil pessoas. E eu pensei: ‘Quem vai cantar?’ Eu disse: ‘Que se dane. Eu canto.’ E cantei”.

A adrenalina compensou a ausência de ensaios prévios.

Você pensaria que tínhamos ensaiado, mas não ensaiamos. E eu nem sabia que isso ia acontecer. E aconteceu. Eu estava lá em cima, tocando Metallica com o Metallica, para uma plateia onde eu estaria lá no fundo da arquibancada há apenas três anos.

Após o sucesso da noite, a banda convidou Malakian para continuar no posto de substituto até o retorno de Hetfield. “Saí do palco. No instante seguinte, eles vieram até mim. Disseram: ‘Ei, o James não vai poder tocar por algumas noites. Eles querem que você vá tocar com eles'”, relata.

E aí, de repente, eles dizem: ‘Ei, pega suas coisas no ônibus, porque você vai voar no jato particular com a gente agora.’ Nossa. Nunca vou esquecer. Mesmo com a minha banda no patamar em que está hoje, ainda me arrepia só de pensar que tive a chance de vivenciar isso naquele momento da minha carreira.

Apesar de estar em hiato desde 2005 – nos últimos 20 anos o System of a Down lançou apenas duas músicas, “Protect The Land” e “Genocidal Humanoidz” -, o grupo ainda está na estrada. Eles saíram em turnê por vários países da América Latina em 2025, como Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Brasil, e anunciaram um novo show no México em maio de 2026.

Neste ano, eles também tem passagem confirmada pelo Reino Unido e Europa, com o apoio do Queens Of The Stone Age. O System of a Down fará dois shows no Tottenham Hotspur Stadium (Londres) em julho, marcando seu retorno à Europa desde 2017, quando foram a atração principal do Download Festival.

Escute o podcast completo a seguir:

+++ LEIA MAIS: Como está o clima interno do System of a Down, segundo Serj Tankian

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.
TAGS: Daron Malakian, james hetfield, Metallica, system of a down