Influência

O cantor que é o Jesus do punk, segundo Billie Joe Armstrong

Líder do Green Day definiu como ícone do gênero um cantor que serviu como uma de suas maiores influências musicais

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 16/08/2024, às 10h43
Billie Joe Armstrong em apresentação do Green Day (Foto: Kevin Mazur/Getty Images)
Billie Joe Armstrong em apresentação do Green Day (Foto: Kevin Mazur/Getty Images)

O Green Day foi um dos nomes responsáveis por dar vida nova ao punk rock nos anos 1990, inclusive no mainstream. Entre as principais influências, em especial do vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong, está um músico da década de 1970 citado como talvez a melhor representação do gênero. Obviamente, trata-se de um dos Ramones.

A admiração de Armstrong pelos nova-iorquinos nunca foi segredo. Sua ligação maior era com o vocalistaJoey Ramone.

+++LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong, do Green Day, analisa volta do emo

Em uma lista elaborada para o Entertainment Weekly (via Far Out Magazine), o líder do Green Day afirmou que o cantor dos Ramones era uma espécie de “Jesus do punk”. Em meio a comentários divertidos, mas pertinentes, Billie Joe disse:

Joey é o Jesus do punk. Ele tem essa qualidade cativante na qual sua voz combina com sua aparência. Ele é incrivelmente bonito, meio que como um louva-a-deus. Ele é desengonçado, com as pernas longas e sua voz soa dessa forma (imitando a voz de Joey) – é como um garoto realmente inseguro que se tornou empoderado através do rock and roll.”

Os dois artistas se conheceram na cerimônia do MTV Video Music Awards (VMA) de 1994. Ao compartilhar uma foto do momento nas redes, Armstrong confessou ter pensado que iria chorar naquela ocasião, onde até trocou números de telefone com o ídolo, falecido em 2001, aos 49 anos, vítima de um linfoma.

Ramones e a origem do Green Day

Billie Joe Armstrong já declarou a influência dos Ramones em sua trajetória por diversas vezes. Em uma sessão de perguntas e respostas de fãs na revista Time, quando perguntado sobre suas inspirações, declarou:

Um monte de bandas de Minneapolis, como Hüsker Dü e The Replacements. Depois disso, os Ramones, e então a cena punk rock local de onde viemos, em Berkeley, Califórnia. Tinha uma grande compilação chamada Turn It Around! Esse era um grande disco para mim.”

+++LEIA MAIS: 5 vezes em que os Ramones se destacaram na cultura pop [LISTA]

Vale lembrar que o Green Day tocou quando os Ramones entraram para o Rock and Roll Hall of Fame, em 2002. Em 2018, quando se apresentou na comemoração anual do aniversário de Joey, Billie Joe falou à Forbes (via Alternative Press) sobre como via a banda:

Eles pareciam uma família, com o nome e uma gangue ou algo assim, ou algo como os Del-Lords ou algum tipo de grupo de bárbaros de Nova York que sairiam por aí carregando um taco de baseball”.

Na mesma entrevista, revelou a primeira vez em que foi “pego” pelo som dos Ramones:

Quando eu era criança, assisti na TV de madrugada um show que eles fizeram em Ann Arbor, se você procurar está no YouTube. Eles soavam tão bem e a energia do público, estavam completamente envolvidos.”

Até hoje, não é raro ver o Green Day fazendo covers dos Ramones em seus shows. A clássica “Blitzkrieg Bop” certamente é a mais lembrada, mas “Teenage Lobotomy” também chegou a ser tocada, inclusive na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame.

Colaborou: André Luiz Fernandes.