O conselho sincero de Billie Eilish aos aspirantes a músicos — especialmente mulheres
Cantora é bastante jovem, mas como conquistou a fama muito cedo, tem experiência de sobra no mundo da música
Igor Miranda
Publicado em 10/10/2023, às 11h00Billie Eilish se destacou no mundo da música bem cedo. Quando disponibilizou seu primeiro álbum, When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, em 2019, ela tinha apenas 17 anos. Mesmo assim, conseguiu apresentar uma sonoridade diferenciada, agregando música pop a várias outras influências.
Hoje, a artista tem 21 anos. Ainda é bem jovem, mas como vivenciou — e segue vivenciando — sucesso em escala mundial, já tem experiência o bastante para poder aconselhar aspirantes a músicos.
Em entrevista à Allure, ela chamou atenção ao pregar pela autenticidade. Disse que uma pessoa “só deveria ser premiada por ser quem é”. Também deixou claro que tanto ela quanto seu irmão e produtor, Finneas, tentaram ser o mais originais e diferentes possível no início da trajetória.
“Tenho que dar crédito à pessoa que sempre fui — eu não dei a mínima ao que diziam. Foram muitos, muitos anos tendo que convencer uma sala cheia de pessoas de que eu faria o que sabia que era certo para mim. Eu tinha ideias e planos.”
Em seguida, veio o conselho da cantora. A dica foi especialmente direcionada às mulheres da música — e também dá para aplicar sua fala a outras áreas.
“A questão é que as pessoas deveriam saber — as mulheres deveriam saber — que você não precisa ser excepcional. Você pode ser apenas uma pessoa e deve receber prêmios por apenas ser quem é. Às vezes os artistas não têm planos e está tudo bem. Mas eu tinha e não ia desperdiçá-los.”
Billie Eilish e a paixão por Beatles
Ainda que soe tão distinta enquanto artista, Billie Eilish cita como influência aquela que é considerada a banda mais popular da história: os Beatles. A artista não esconde que o Fab Four de Liverpool foi responsável por fazê-la se apaixonar por música.
A vencedora de sete Grammys e um Oscar refletiu sobre essa paixão em entrevista ao NME (via site Igor Miranda). Além de destacar o grupo, ela citou especificamente Paul McCartney como uma fonte de inspiração artística.
“Não importa quantos anos você tem, de onde você é, como você se parece ou quem você é: você pode fazer isso. Os Beatles foram o que me criou. Sinto que 95% do meu amor pela música se deve aos Beatles e a Paul (McCartney). É uma loucura pensar nisso.”
Diante disso, quais seriam as músicas dos Beatles que figuram entre as favoritas de Eilish? Ela citou três canções de início, mas logo reconheceu que poderia mencionar várias outras.
“Eu amo ‘Something’, eu amo ‘Julia’, eu amo ‘You Never Give Me Your Money’. […] Puxa, eu poderia falar várias. Eu amo os Beatles.”
No player a seguir, dá para conferir uma versão de Billie para “Something”, a primeira canção citada. A releitura, claro, foi feita à sua maneira, com uma abordagem mais melancólica e um instrumental guiado por piano.