Bruce Springsteen e E Street Band fizeram show completamente bêbados em Milwaukee, nos Estados Unidos
Bruce Springsteen, também conhecido como The Boss, começou a carreira tocando nos bares de Nova Jersey, EUA, enquanto formava a famosa banda de rock E Street Band. Com dezenas de prêmios no currículo, incluindo 20 Grammys e mais de 65 milhões de álbuns vendidos apenas nos Estados Unidos, Springsteen é um dos músicos de maior sucesso de todos os tempos.
Com músicas fantásticas, shows marcantes e fãs no mundo todo, o cantor trilhou a carreira, mas a trajetória não impediu o artista de enfrentar um pouco de drama na apresentação de 2 de outubro de 1975, no Uptown Theatre, em Chicago, EUA. Já a performance foi memorável por um motivo um pouco diferente.
O roqueiro de Nova Jersey e os membros da E Street Band apresentariam mais sete músicas quando foram obrigados a deixar o palco devido a uma ameaça de bomba. Quando o show recomeçou, o grupo estava visivelmente alterado.
A primeira parte da noite contou com clássicos como “Tenth Avenue Freeze-Out,” “Thunder Road” e a faixa-título de Born to Run, lançada em agosto do mesmo ano. Após a apresentação do então lançamento, os fãs foram notificados para saírem do local. Springsteen garantiu o retorno do grupo para terminar a apresentação noturna.
+++LEIA MAIS: Bruce Springsteen é preso por dirigir bêbado e de forma imprudente
Isso deixou todos - incluindo Springsteen e a banda - com algum tempo livre. De acordo com Steven Van Zandt da E Street, uma ideia, rapidamente surgiu. “Naquela época, mesmo sendo difícil de acreditar, as gravadoras organizavam festas em homenagem à banda em todas as cidades,” disse ao portal Ultimate Classic Rock.
A gravadora disse: 'Bem, levará uma ou duas horas para tirar todos do teatro, vasculhar os assentos e o lugar e trazer todo mundo de volta. Vamos fazer a festa agora.'”
+++LEIA MAIS: Shows de Bruce Springsteen vetam fãs que tomaram vacina AstraZeneca
Springsteen e a banda foram ao bar do hotel Pfister e beberam muito, lembra o guitarrista. Mas, eventualmente, voltaram ao local. “Estávamos muito bêbados e raramente subíamos no palco bêbados,” explica Van Zandt, observando como voltar era uma aventura perigosa. “Bruce estava muito bêbado e quase se matou ao sair do carro no caminho de volta para o show.”
Van Zandt estava ao lado de Springsteen, impedindo o amigo de viver o momento que poderia ter encerrado a carreira do astro. “Segurava-o com as duas mãos com todas as minhas forças,” diz Steven. “Ele estava, literalmente, tentando subir no teto do carro. O veículo andava a cerca de 120 quilômetros por hora.”
+++LEIA MAIS: O dia em que Courteney Cox participou do clipe de Bruce Springsteen [FLASHBACK]
Ao retornarem ao palco, “Imediatamente, voltamos aos nossos dias de banda de bar,” compartilha. As 10 músicas restantes da noite refletem isso. Abrindo com um cover de "Little Queenie" de Chuck Berry, seguido por outro cover de "Baby It's You" dos Shirelles e misturando o tema do filme Shaftcom a canção "Rosalita (Come Out Tonight)."
“Não sei o que vocês fizeram, mas ficamos muito estranhos”, disse Springsteen à multidão enquanto tocavam as notas de abertura de “Little Queenie.” Então, comunicou à banda para continuar com os eventos da noite. “Lá estávamos nós. Corremos de volta para o hotel. Bruce perguntou ‘Você está bêbado?’... Estávamos bebendo muito,” compartilhou VanZandt.
+++LEIA MAIS: O dia em que Bruce Springsteen 'invadiu' Graceland para conhecer Elvis Presley
Nos anos seguintes, Springsteen encontrou uma maneira de inserir a fala “Você está bêbado?” em todas as apresentações na cidade. A brincadeira tornou-se uma homenagem, um lembrete sutil da primeira visita a Milwaukee, EUA e ganhou um lugar especial na memória de Van Zandt
Só lembro ser o melhor show já feito por nós,” diz. "Bem, isso pode ter sido apenas a sensação de embriaguez na época."