Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

O disco de rock nos anos 90 que mudou a história da música, segundo Dave Grohl

Vocalista e guitarrista do Foo Fighters disse ter sentido que álbum em questão “era o começo de algum tipo de revolução musical”

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 01/06/2023, às 11h01 - Atualizado em 07/06/2023, às 09h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dave Grohl (Getty Images)
Dave Grohl (Getty Images)

Cada década na música traz uma mudança em diversos sentidos, seja em sonoridade, estética, comportamento ou abordagem. Não foi diferente nos anos 1990, quando muitos artistas e bandas buscaram fugir completamente do que era feito no período oitentista.

Embora tenha iniciado sua carreira artística na década de 1980, Dave Grohl é um dos grandes representantes dos anos 1990. Foi em 1991 que o então baterista surgiu com o Nirvana, banda que revolucionou o rock e, por que não, a música como um todo. Com a morte do vocalista e guitarrista Kurt Cobain, Grohl criou o Foo Fighters, cujo sucesso se estendeu a ponto de se tornar um dos poucos grupos de rock formados após o período oitentista a ainda lotar grandes arenas e estádios com seus shows.

+++ LEIA MAIS: Radiohead 'se juntará' no começo de 2023; entenda

Com tanta experiência, Dave sabe bem o que é mudar o mundo com sua música. Por isso, em entrevista de 2021 ao apresentador Jools Holland (via site Igor Miranda), o integrante do Foo Fighters e ex-Nirvana se mostrou uma boa fonte ao destacar um álbum que, em sua visão, alterou o curso de tal segmento: OK Computer, terceiro disco de estúdio do Radiohead, disponibilizado em 1997 e responsável por apresentar canções como “Paranoid Android”, “Karma Police”, “Lucky” e “No Surprises”.

Ok Computer, do Radiohead (Divulgação)
Ok Computer, do Radiohead (Divulgação)

OK Computer é um momento crucial não apenas na carreira do Radiohead, mas na história da música. Honestamente senti que era o começo de algum tipo de revolução musical. [...] Acho que aquele disco mudou o panorama da música popular nos anos seguintes.”

Além de letras afiadas com críticas ao consumismo, reflexões sobre alienação social e apontamentos a respeito de saúde emocional, OK Computer se destacou pela sonoridade inventiva. Seja no aspecto técnico, com técnicas diferentes de produção, ou criativo, ao agregar influências especialmente do rock progressivo, o disco se transformou no trabalho mais vendido do Radiohead, com 2,5 milhões de cópias nos Estados Unidos e 1,5 milhão no Reino Unido.

Radiohead ainda melhor ao vivo

Os elogios de Dave Grohl ao Radiohead não se restringem ao que os músicos fazem estúdio. Para o frontman do Foo Fighters, a banda liderada por Thom Yorke (voz e guitarra) é ainda melhor em cima do palco.

“E eles ainda são uma das maiores bandas ao vivo de todos os tempos. A música ‘Paranoid Android’, por exemplo, não é exatamente como no álbum. Mas fica até melhor, porque está acontecendo naquele momento.”

Faz algum tempo desde que os fãs brasileiros puderam presenciar tal magia ao vivo. O Radiohead se apresentou no país pela última vez em abril de 2018, com datas em São Paulo e Rio de Janeiro, ambas junto do Soundhearts Festival. Antes, veio apenas em 2009, para se apresentar nas mesmas cidades e também com um evento itinerante: o Just a Fest.

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.