O disco do Scorpions inspirado por bebedeira com Judas Priest
Ideia de título para álbum clássico dos alemães surgiu em meio a uma turnê em 1980, com banda de Rob Halford e Def Leppard
Bia Cardoso (@b_carddoso) sob supervisão de Igor Miranda
Publicado em 12/04/2025, às 09h00
Scorpions e Judas Priest irão dividir o palco em duas ocasiões diferentes no Brasil. Além disso, a primeira banda, gigante do hard rock alemão, convidou os colegas ingleses para participar de sua celebração de 60 anos de carreira.
O histórico de amizade entre ambos os grupos, diga-se, vem de longa data. A banda de Rob Halford foi responsável por fazer Rudolf Schenker romper seu silêncio durante recente entrevista concedida por ele junto ao vocalista Klaus Meine à Rolling Stone Brasil.
Enquanto Meine assumiu as respostas na maior parte das perguntas sobre o momento atual do Scorpions, o guitarrista surgiu para relembrar uma história curiosa envolvendo o Priest e o Def Leppard, em meio a uma turnê em 1980.
Inicialmente, Schenker conta:
“K.K. [Downing, ex-guitarrista do Judas Priest] e Glenn [Tipton, guitarrista afastado] são responsáveis pelo título do nosso álbum Blackout (1982). Eles vieram até meu quarto de hotel com duas ou três garrafas de cerveja e disseram: ‘vamos beber para celebrar a turnê’. Eu concordei, mas disse que não era suficiente. Teríamos que beber do jeito Scorpions: uísque, vinho tinto e, por cima, cerveja, por causa da espuma branca. De repente, Glenn perguntou: ‘ei, onde estão os Leppies?’. Era o apelido do Def Leppard. Fomos até o quarto deles. Falei: ‘não acredito que vocês estão aqui assistindo TV’. Peguei o copo e despejei toda a bebida na TV. O resultado? Quase fui preso e nem lembrava de nada.”

No dia seguinte, Schenker compartilhou a história com Meine e o baterista da época, Herman Rarebell. Foi aí que o guitarrista descobriu o termo que nomearia o disco que apresentou aos fãs a clássica “No One Like You”.
“A primeira coisa que Herman disse ao saber do que aconteceu foi: ‘Sabe o que você teve? Um blackout’. Eu perguntei: ‘Que blackout?’. E ele respondeu: ‘Sim, quando você não lembra dessas coisas, isso se chama blackout’" Herman já estava saindo quando se virou e disse: ‘aliás, esse é um bom nome para um álbum’. E assim nasceu Blackout, o álbum!”
Em breve, o Scorpions desembarca para uma turnê pelo Brasil. A banda se apresenta como atração principal do Monsters of Rock, festival que acontece no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 19 de abril. Brasília também está na rota, com performance do grupo no festival Arena of Rock, em 16 de abril, além do Rio de Janeiro, com apresentação solo do conjunto no Qualistage, 21 de abril. O Judas Priest sobe ao palco nos dois primeiros compromissos junto de mais atrações.
+++ LEIA MAIS: Mikkey Dee tocará com Scorpions no Brasil? Klaus Meine comenta
+++ LEIA MAIS: Quem fecha o Monsters of Rock, Scorpions ou Judas Priest? Descubra
+++ LEIA MAIS: Europe: Joey Tempest fala à RS sobre shows no Brasil, novo álbum, filme e mudanças