Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / SONHO

O fã chileno que viajou 11 mil km para ver Pearl Jam — e acabou tocando com eles

Carlos Zamorano tentou, sem sucesso, realizar o sonho nas apresentações da banda em seu país natal; sorte grande veio apenas em Barcelona

Por Igor Miranda (@igormirandasite)
por Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 03/10/2024, às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pearl Jam durante a Dark Matter World Tour 2024 (Foto: Kevin Mazur/Getty Images)
Pearl Jam durante a Dark Matter World Tour 2024 (Foto: Kevin Mazur/Getty Images)

O chileno Carlos Zamorano viajou uma distância de 11 mil quilômetros, até Barcelona, Espanha, para assistir a um show do Pearl Jam, sua banda favorita. Por si só, trata-se de uma história de devoção a uma banda. Todavia, o caso ganhou contornos ainda mais incríveis após o rapaz conseguir tocar com seus ídolos.

Carlos decidiu tirar férias na Espanha com o objetivo de conferir duas apresentações do Pearl Jam, agendadas para os dias 6 e 8 de julho de 2024 em Barcelona — parte da turnê de divulgação do álbum Dark Matter (2024). Como não custa tentar, ele também queria realizar o sonho de tocar guitarra o grupo durante “Yellow Ledbetter” — música que não chegou a ser lançada em nenhum álbum de estúdio, apenas como lado B do single “Jeremy” e em compilações, mas tornou-se clássica mesmo assim.

+++LEIA MAIS: Em 'Dark Matter', Pearl Jam volta a ter sonoridade grunge, mas longe da angústia que os projetou

A tentativa seria feita de uma forma também clássica: erguendo um cartaz até ser notado. Não seria a primeira vez que ele compareceria a uma apresentação da banda americana com tal objetivo, mas, até então, o chileno não teve sucesso. Ao jornal chileno La Tercera, comentou:

Sempre fui fã da banda e tinha esse desejo de tocar uma vez com eles porque sempre fazem isso, sempre convidam pessoas ao palco. Estive muito próximo disso quando passaram pelo Chile, mas não deu certo.”

Carlos consegue tocar com o Pearl Jam

No primeiro show em Barcelona, realizado em 6 de julho, Carlos ficou logo na segunda fileira. Lá, segurou um cartaz com os seguintes dizeres:

Por favor, me deixem tocar ‘Yellow Ledbetter’ na guitarra com vocês.”

A sorte, agora, esteve do lado de Carlos. O vocalista EddieVedder notou o fã e perguntou se ele realmente sabia tocar guitarra. O chileno respondeu com um sinal de “sim”. Porém, seu desejo ainda teria de aguardar mais um pouco.

Na segunda apresentação, no dia 8 de julho, Zamorano levou outro cartaz. Desta vez, insistiu na resposta ao questionamento feito por Vedder no show anterior.

“Eu juro que sou bom em tocar guitarra.”

Eddie reconheceu o fã chileno e, enfim, aceitou realizar o desejo dele ao chamá-lo para o palco. O cantor emprestou sua guitarra ao admirador, que pôde realizar seu desejo de longa data. Confira vídeos de diferentes ângulos a seguir.

Também ao La Tercera, Carlos Zamorano descreveu como foi essa experiência única ao lado de sua banda favorita. O fã afirmou:

+++LEIA MAIS: Pearl Jam tem 'um ou dois' álbuns bons para lançar, diz Eddie Vedder

Estava muito tranquilo, gostei bastante, me diverti muito. Aproveitei para ver os detalhes, observar o grupo e o público. Um guarda me ajudou (a subir), me disse apenas para ser respeitoso e não fazer nada fora do normal. Tocamos a introdução e depois os acordes de toda canção até o final. Fui abordado pelo resto dos integrantes, eles sorriram (para mim), fizeram um show para mim. Me diverti muito.”

Especulado para realizar uma turnê pela América do Sul (incluindo Brasil) em 2025, o Pearl Jam dará início, em 22 de agosto, a uma turnê pelos Estados Unidos. Os compromissos no país natal do grupo vão até setembro. Em novembro, é a vez de Austrália e Nova Zelândia recebê-los.

Colaborou: Augusto Ikeda.

Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.