O grande arrependimento de Elvis Presley em seus anos finais
Rei do Rock morreu em 1977 ainda remoendo uma decisão errada que tomou pouco tempo antes, quando recusou participar de um remake nos cinemas
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda
Elvis Presley brilhou como um dos maiores ícones da música na década de 1950, sendo logo alçado à condição de Rei do Rock, novo gênero que conquistou a juventude à época. Porém, o artista também teve uma carreira agitada no cinema, ainda que a qualidade não tenha sido a mesma.
Por vezes, Elvis se ressentia do fato protagonizar obras cinematográficas que eram menosprezadas pela crítica, embora tivessem sucesso comercial. Assim como foi um grande cantor e intérprete nos palcos, ele também tinha o desejo de ser reconhecido como ator.
Uma boa oportunidade de conseguir isso veio em meados da década de 1970, quando recebeu o convite de Barbra Streisand para fazer o remake de 1976 do clássico A Star Is Born (Nasce Uma Estrela, em português). No entanto, Elvis recusou o papel, numa decisão que o atormentou até o fim de seus dias.
Segundo sua ex-esposa, Priscilla Presley, Elvis morreu em 1977 ainda remoendo o fato de ter acatado a orientação de seu empresáriol, Coronel Tom Parker, que o convenceu a recusar o papel.
Em entrevista de 2024 à revista People, Priscilla declarou:
“Barbra havia oferecido o papel a ele, mas o Coronel o convenceu a não aceitar, dizendo: ‘Ah, não vai ser bom. Ela vai ficar no comando, não você. O filme é dela, não seu’.”
Ainda de acordo com sua ex-companheira, o Rei do Rock desejava trabalhar em filmes mais consistentes, mas Tom Parker demandava sua presença em obras de qualidade questionável. Ela diz:
“Aquilo não era Elvis. O Coronel não o entendia nem um pouco”. Foi difícil tanto para Jerry [Schilling, amigo de longa data] quanto para mim, mas você não podia dizer nada ao Coronel. Você simplesmente tinha que se calar.”
Quem ficou com o papel de Elvis Presley
Por influência do empresário, Elvis exigiu uma quantia exorbitante de dinheiro para fazer o filme e acabou sendo descartado. O cantor, compositor e ator Kris Kristofferson ficou com o papel e interpretou John Norman Howard na película.
Sobre Nasce Uma Estrela de 1976
Lançado em 1976, pouco antes da morte de Elvis, Nasce Uma Estrela foi sucesso de bilheteria — segundo filme mais assistido nos cinemas dos Estados Unidos naquele ano. Além disso, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original com “Evergreen”.
+++ SAIBA MAIS: 90 anos de Elvis Presley: a vida e o legado do Rei do Rock
+++ SAIBA MAIS: O cantor que tinha a melhor voz na opinião de Elvis Presley
+++ SAIBA MAIS: A curiosa ligação entre Elvis Presley e Megadeth