O Grilo lança 'Cajueiro', EP com duas músicas inéditas: 'Algo completamente novo' [EXCLUSIVA]

Em conversa com a Rolling Stone Brasil, a banda O Grilo revelou as inspirações por trás das faixas e os detalhes da produção do EP

Pamela Malva

Publicado em 19/08/2022, às 17h00
Banda O Grilo (Foto: Divulgação/ Gabriel Hand/ @ogrilo.mp3)
Banda O Grilo (Foto: Divulgação/ Gabriel Hand/ @ogrilo.mp3)

Flores coloridas, sombra refrescante, frutas suculentas e um clima tropical transbordam pelas letras das duas novas músicas da banda O Grilo. Lançadas no EP Cajueiro nesta sexta-feira, 19, as faixas lembram uma tarde tranquila de verão e, de acordo com o vocalista Pedro Martins e o baixista Gabriel Cavallari, trazem diversas inspirações.

Em entrevista exclusiva à Rolling Stone Brasil, os artistas falaram sobre o EP inédito, horas antes de se encontrarem com o baterista Lucas Teixeira e o guitarrista Felipe "Fepa" Martins para um show em Belo Horizonte. Do quarto de hotel, então, Pedro e Gabriel falaram sobre a produção das músicas e sobre a parceria que existe por trás delas.

Acontece que, bastante diferente do primeiro álbum da banda, Você Não Sabe de Nada(2021), o EP Cajueiro nasceu da colaboração d’O Grilo com uma marca. “Foi algo completamente novo”, explicou Gabriel. “A gente nem tinha as músicas compostas.”

+++LEIA MAIS: O Grilo anuncia 'Tira a Roupa,' novo single em parceria com Daparte

Foi assim que, em questão de dois curtos meses, os meninos d’O Grilo não apenas mergulharam no universo corporativo, como ainda compuseram as canções, convidaram parceiros e produziram o EP. “Foi um projeto enxuto”, afirmou o baixista. “Mas foi um desafio muito interessante pr’O Grilo, essa questão de fazer uma música com desapego do tempo.”

Para Pedro, o processo dinâmico comprovou que eles podem criar com rapidez, sem deixar a qualidade de lado. “É algo que a gente sempre falou que tinha, mas que dessa vez foi posto à prova”, comentou o vocalista. “E não é porque a gente está fazendo algo em parceria com uma marca que vamos fazer uma parada só mercadológica.”

A ideia central do projeto era que fosse algo interessante para os dois lados”, explicou Gabriel, que também trabalha com branding. “O exercício criativo de fazer a música de uma forma mais imediata foi muito interessante. E isso não impediu a gente de explorar novas características. A gente tá sempre tentando fazer coisa nova.”

+++LEIA MAIS: O Grilo e ansiedade para voltar aos palcos: 'Não faço ideia de como vai ser' [ENTREVISTA]

‘Cajueiro’ e ‘Pelo Gosto’

Composto por traços clássicos d’O Grilo, o novo EP conta com duas faixas, ‘Pelo Gosto Que As Notas Deixam na Boca’ e ‘Cajueiro’. E, apesar de terem sido criadas a partir da parceria com uma marca, as músicas carregam muita da criatividade dos quatro artistas, já que a empresa com quem eles trabalharam os deixou bastante livres durante a produção.

“Foram menos exigências e mais sugestões [da marca]”, explicou Pedro. Não encaramos nada como limitação. Então por que não sair da zona de conforto? Eles acompanharam todo o processo, mas foram bem receptivos.”

Também existia o fato de que, claro, o EP foi muito mais experimental do que o primeiro disco lançado pela banda, por exemplo. “Um EP, os singles, são justamente projetos pra gente extrapolar essa criatividade e testar coisas novas, pra gente ganhar maturidade e fazer um segundo álbum”, ponderou Gabriel.

+++LEIA MAIS: O Grilo quer fazer música sem se prender a rótulos: 'Somos bem liberais nesse sentido' [ENTREVISTA]

Por isso, inclusive, o EP traz consigo uma característica forte d’O Grilo, que é a mistura de estilos e inspirações. Um processo que, segundo Pedro, “não é intencional, não é consciente, apenas acontece”. Dessa forma, enquanto a faixa ‘Cajueiro’ traz referências de samba rock, a melodia de ‘Pelo Gosto’ tem um pouco de xote e forró.

‘Cajueiro’ tem muito samba rock, então pegamos muita referência de Seu Jorge, Jorge Ben Jor”, explicou Gabriel. “Então tem algumas referências mais óbvias, mas ainda tem uma parte, no meio da música, que tem um tom mais baixo, uma progressividade d’O Grilo.”

“Existe uma dinâmica muito forte em 'Cajueiro'”, continuou Pedro. “‘Pelo Gosto’ não tem tanta dinâmica, mas tem um refrão com um surdão. Acho que o grosso [que inspirou a faixa] é ‘Aquarela’, do Toquinho. Mas uma das partes mais legais da música é o triângulo que colocamos nela, porque é um traço meio xote, meio forró.”

+++LEIA MAIS: Conheça O Grilo, a banda que troca de estilo a cada compasso - e transforma em música todas suas angústias e incertezas [ENTREVISTA]

Com referências à músicas de Marcelo D2 e até mesmo ao filme Rei Leão, as faixas "feitas em casa", produzidas pelo próprio Fepa, em parceria com o selo Rockambole, já estão disponíveis ao público. Na semana que vem, O Griloirá lançar o clipe oficial de ‘Cajueiro’ e, mais tarde, em setembro, a banda ainda se apresentará no renomado Rock in Rio.

“O Grilo é meio laboratório”, finalizou Pedro. “E esse EP foi crucial para gente entender algumas coisas, extrapolar algumas ideias para ganharmos bagagem para quando formos fazer um projeto maior." E, segundo os artistas, os novos projetos já estão no forno, unindo referências mil e prometendo emocionar pelo gosto que as notas deixam na boca.


Confira, abaixo, as duas novas faixas da banda O Grilo: