"ENTENDE MUITO"

O guitarrista pouco lembrado que Eddie Vedder faz questão de exaltar

Músico apareceu em ambas as listas dos maiores guitarristas feitas pela Rolling Stone, mas nem sempre é citado entre os grandes heróis do instrumento

Igor Miranda (@igormirandasite)

Eddie Vedder (Foto: Harmony Gerber/Getty Images)
Eddie Vedder (Foto: Harmony Gerber/Getty Images)

A guitarra é a ferramenta com a qual a história do rock se escreve e reescreve. Como o grau de importância na cultura popular é alto, as pessoas que tocam tal instrumento viraram heróis da música. Entretanto, alguns não receberam o mesmo reconhecimento.

Na visão de Eddie Vedder, um cara digno de ser mais lembrado é Peter Buck. O frontman do Pearl Jam é um fã de carteirinha do R.E.M. e ficou até encarregado de realizar o discurso quando a banda entrou para o Rock and Roll Hall of Fame, em 2007.

Na ocasião, o vocalista aproveitou para enaltecer o guitarrista e suas contribuições. Ele afirmou (via Pearl Jam Online):

Ele entende muito de música; é a manha dele de explorar lacunas, inventar coisas e acertar pontos que ainda não haviam sido cobertos, dando, assim, progressão ao rock and roll. Penso sobre o que ele fez, de traçar um caminho de música alternativa para bandas como Nirvana, Radiohead e ainda mais bandas à frente.”

Não é como se Peter Buck nunca tivesse sido reconhecido por suas contribuições. O músico apareceu nas duas listas de maiores guitarristas de todos os tempos da Rolling Stone. Em 2003, surgiu na 94ª posição entre 100 eleitos. Duas décadas após, ficou em 106º lugar de um total de 250 instrumentistas selecionados.

Peter Buck (Foto: Scott Dudelson/Getty Images)
Peter Buck (Foto: Scott Dudelson/Getty Images)

 

Em declaração à Rolling Stone EUA para a lista mais recente, o líder do Pavement, Stephen Malkmus, discutiu o impacto do R.E.M. no seu estilo. Ele disse:

A banda foi a ponte pra mim entre selos independentes mais puristas como Homestead e SST e power pop como Big Star e o lado mais suave do Velvet Underground.”

Peter Buck e Nando Reis

Curiosamente, Peter Buck possui uma conexão longeva com o Brasil. O guitarrista participou em 2000 de Para Quando o Arco-íris Encontrar o Pote de Ouro, segundo álbum solo de Nando Reis, gravado em Seattle, nos Estados Unidos. Ele tocou bandolim em “Dessa Vez” e guitarra em “Frases Mais Azuis”.

A parceria entre os dois não parou ali e cresceu aos poucos. Buck depois colaborou com Jardim-Pomar (2016), disco de Reis com sua banda de apoio, Os Infernais. Dessa vez, foi creditado como um dos guitarristas principais do álbum, junto com Mike McCready, do Pearl Jam.

Em 2024, os dois voltaram a se juntar. Peter fez parte da banda montada por Reis para o álbum triplo Uma Estrela Misteriosa, o primeiro de inéditas do cantor e compositor desde Jardim-Pomar.

+++LEIA MAIS: A história secreta do R.E.M.

+++LEIA MAIS: A banda de rock que Eddie Vedder odeia: “tão vazia”

Colaborou: Pedro Hollanda.

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: eddie vedder, guitarrista, Nando Reis, pearl jam, Peter Buck, r.e.m.