SUCESSO

O hit do Offspring que faz Dexter Holland pensar: “como ninguém mais teve essa ideia?”

Assim como boa parte de seu álbum de origem, faixa traz crítica a aspectos triviais da cultura dos Estados Unidos na época

Igor Miranda (@igormirandasite)

Dexter Holland (Foto: PG/Bauer-Griffin/GC Images)
Dexter Holland (Foto: PG/Bauer-Griffin/GC Images)

Muitas vezes ideias boas são simples. Dexter Holland, vocalista e guitarrista do Offspring, sabe bem disso.

Foi exatamente essa a impressão que o músico teve quando a banda compôs um de seus maiores hits. Trata-se de “Pretty Fly (For a White Guy)”, faixa lançada no álbum Americana (1998).

Em conversa com a Classic Rock (via Guitar.com), Holland relembrou a pressa em divulgar a música, que saiu alguns dias antes do disco. Para o frontman, uma crítica divertida a respeito de homens brancos que gostavam de parecer “maneiros” era algo tão óbvio que ele pensava: como ninguém pensou nisso antes?

O artista contou:

Senti que algo estava acontecendo naquela época. Quando estávamos gravando en estúdio, eu me sentia como: ‘Nós temos que lançar isso agora porque alguém vai fazer isso antes de mim. Eu não acredito que ninguém fez uma música sobre um cara branco tentando ser descolado. Nós temos que fazer isso’.”

Apesar da obviedade do tema, a recepção inicial de “Pretty Fly (For a White Guy)” foi bastante dividida. Holland relembrou o processo de divulgação, quando recebeu a notícia de que as opiniões sobre a faixa eram diversas.

Lembro de fazer uma de nossas primeiras sessões de divulgação com a imprensa na Austrália e uma mulher disse: ‘nós não sabemos o que fazer com essa música, metade de nós a ama e metade de nós a odeia’. Não sei se era isso que eu queria ouvir em minha primeira entrevista desse ciclo! Talvez seja uma dessas canções que você ama ou odeia, e isso a torna mais chamativa.”

Felizmente, Dexter teve uma confirmação positiva pouco tempo depois, durante show do Offspring na Itália. Após o evento, aconteceu a seguinte interação com um fã:

Esse cara com um sotaque italiano muito forte disse: ‘eu conheço um cara exatamente como esse na minha escola’. Para mim isso foi a coisa mais incrível, porque eu conhecia caras assim em Orange County. Na minha cabeça, eu podia ver isso na Califórnia ou talvez nos Estados Unidos. Mas a ideia de que um cara na Itália teve a mesma reação, o mesmo sentimento, foi como: ‘uau, isso realmente é uma coisa global’.”

Offspring e Americana

Americana (1998), um dos álbuns mais famosos do Offspring, foi lançado em um momento de crescimento de popularidade da banda, que aconteceu ao longo dos anos 90. O sucessor de Ixnay on the Hombre (1997) trouxe algumas das canções mais queridas do grupo, como “Why Don’t You Get a Job?” e “The Kids Aren’t Alright”, além da citada “Pretty Fly (For a White Guy)”.

O álbum não é exatamente conceitual, mas tem um tema em comum na maioria das faixas: uma visão crítica e realista da cultura dos Estados Unidos, com todos os seus problemas. Bem-sucedido em vendas, Americana chegou a ganhar disco de platina no Brasil. Obteve o primeiro lugar em charts da Áustria, Austrália, Grécia, Polônia, Nova Zelândia, Suécia e Reino Unido.

+++LEIA MAIS: Offspring no Brasil: Noodles fala à RS sobre shows, popularidade e música nova

+++LEIA MAIS: Dexter Holland, do The Offspring, diz que IA ‘veio para ficar’

Colaborou: André Luiz Fernandes.

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: americana, dexter holland, música, offspring, Pretty Fly (For a White Guy)