SOLUÇÃO CASEIRA

O hit do Red Hot Chili Peppers feito com ajuda da mãe de um dos integrantes

Balada presente no álbum Blood Sugar Sex Magik contou com uma participação inusitada e se tornou um dos maiores sucessos da banda

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

Red Hot Chili Peppers em 2025
Red Hot Chili Peppers em 2025 - Foto: John Shearer / Getty Images for FIREAID

Quem nunca recorreu à mãe para resolver algum problema de última hora? O Red Hot Chili Peppers, no entanto, foi além nesse quesito e inovou ao contar com ajuda materna para finalizar uma música que se tornaria um de seus maiores sucessos.

A participação inusitada aconteceu em 1991, quando a banda estava gravando o clássico disco Blood Sugar Sex Magik. Na percepção do produtor Rick Rubin, a música Under the Bridge estava boa, mas precisava de um toque especial em sua parte final para ficar completa.

A ideia de Rubin, como revelado no livro Fornication: The Red Hot Chili Peppers Story (2004), de Jeff Apter, era inserir uma “parede de vozes” para gerar um clímax no desfecho da canção.

Foi quando o guitarrista John Frusciante sugeriu ligar para sua mãe, Gail Bruno, e trazê-la ao estúdio para inserir o coro. Ela cantava no coral da igreja e poderia contribuir.

John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers, em 2025
John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers, em 2025 – Foto: Scott Dudelson / Getty Images for FIREAID

 

Dito e feito. “Under the Bridge”, balada que se tornou um dos maiores hits da banda de Los Angeles, contou com a ajuda da mãe de Frusciante. O escritor Jeff Apter relatou o episódio em seu livro (via Loudwire):

“Ela (Gail Bruno) adicionou a harmonia vocal à música, que foi então gravada por Rick Rubin em várias camadas.”

Red Hot Chili Peppers e “Under the Bridge”

“Under the Bridge” foi escolhida como segundo single de Blood Sugar Sex Magik (1991). A música contribuiu para alçar o Red Hot Chili Peppers ao mainstream do rock na década de 1990 — e a solução caseira encontrada pelo grupo entrou para a história.

À época de seu lançamento, a canção chegou ao topo das paradas da Austrália, Bélgica e Países Baixos. Nos Estados Unidos, atingiu a segunda posição. Para além do sucesso nos charts, transformou-se na terceira composição mais tocada pelos Chili Peppers em shows ao longo de toda a carreira. Ela fica atrás apenas de “Give It Away” (1º) e “Californication” (2º).

Rolling Stone: os 250 maiores guitarristas da história

Os 250 maiores guitarristas da história reunidos em uma Edição de Colecionador exclusiva da Rolling Stone Brasil. Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page e muitos outros guitarristas que marcaram a história do rock nas últimas décadas. Garanta já o seu exemplar pelo site lojaperfil.com.br.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rolling Stone Brasil (@rollingstonebrasil)

 

+++ LEIA MAIS: De Dua Lipa a Miley Cyrus, 5 artistas pop com quem Chad Smith já gravou
+++ LEIA MAIS: Os aspectos que mais faltam no pop atual, segundo ex-produtor do Red Hot Chili Peppers
+++ LEIA MAIS: A entusiasmada opinião de Geddy Lee sobre Flea, do Red Hot Chili Peppers

TAGS: John Frusciante, Red Hot Chili Peppers