Músico foi convidado a escolher suas 9 canções favoritas de todos os tempos; uma delas é de sua própria banda e a outra, uma releitura de outra faixa do grupo
Publicado em 26/01/2024, às 11h45
Como toda banda de sucesso, o Kiss já teve suas músicas tocadas por outras bandas inúmeras vezes, seja em shows ou em gravações de estúdio. Nomes consagrados como Lenny Kravitz, Corey Taylor (Slipknot), Garth Brooks, Anthrax, Helloween, Megadeth, Skid Row, Saxon, Overkill e The Struts, entre vários outros, já registraram suas versões para canções do grupo mascarado.
Entre todas as regravações que o vocalista e baixista Gene Simmons ouviu, qual seria a melhor? O músico, um dos fundadores da banda ao lado de Paul Stanley (voz e guitarra), revelou sua escolha em 2014, durante participação no programa de rádio Celebrity Shuffle (via site Igor Miranda), onde foi convidado a apresentar suas 9 faixas favoritas de todos os tempos independentemente de gênero ou categoria.
+++ LEIA MAIS: Kiss faz último show da carreira hoje; saiba como assistir
A opção feita por Simmons não é das mais convencionais. O cantor e baixista disse que a sua releitura favorita é do grupo de rock alternativo Toad the Wet Sprocket, pouco conhecido no Brasil, mas dono de dois discos de platina conquistados nos Estados Unidos, sua terra natal, na década de 1990.
O projeto formado à época por Glen Phillips (voz e guitarra), Todd Nichols (guitarra), Dean Dinning (baixo) e Randy Guss (bateria) apresentou uma versão bem mais calma do hit “Rock and Roll All Nite” no álbum-tributo Kiss My Ass: Classic Kiss Regrooved, organizado pelos próprios Stanley e Simmons em 1994. A adaptação traz influências do country, folk e soft rock. Sobre ela, Gene declara inicialmente:
“Eu montei um álbum tributo ao Kiss porque não queria esperar que mais ninguém fizesse isso. Liguei para todo mundo que pude pensar. Alguém se ofereceu e contou ao Toad the Wet Sprocket. Eles decidiram gravar ‘Rock and Roll All Nite’, o que foi um caso curioso.”
Mesmo surpreso com a escolha do grupo, Simmons ficou feliz com o resultado.
“Tiveram total liberdade para fazer o que quisessem com a canção. E o que saiu foi um som fascinante, que mudou a batida da bateria e até teve uma passagem diferente no refrão. Na verdade, me lembra Jackson Browne.”
Ainda durante sua participação no Celebrity Shuffle, Gene Simmons indicou sua música favorita do Kiss entre todas. A escolha também foi surpreendente: “Goin’ Blind”, balada presente no álbum Hotter Than Hell (1974) que marcou presença poucas vezes no repertório de shows do grupo, embora tenha sido executada em dois trabalhos ao vivo: Kiss Unplugged (1996) e Symphony: Alive IV (2003).
A respeito da canção, Simmons afirma:
“‘Goin’ Blind’ foi uma música que escrevi com meu colega de escola Stephen Coronel. Naquela época eu não pensava muito em letras e não tenho ideia de porque me sentei e escrevi uma letra assim. Era sobre um cara velho. Lembro-me de um filme chamado ‘O Velho e o Mar’, de Hemingway, e minha visão disso era o velho e uma sereia.”
Curiosamente, a faixa também foi regravada no tributo Kiss My Ass. O responsável pela versão foi o grupo de rock alternativo Dinosaur Jr.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.