Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / INFLUÊNCIA

O melhor disco da carreira do The Who na opinião de Slash

Guitarrista do Guns N’ Roses citou álbum do quarteto britânico como um dos mais influentes em sua carreira

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 23/10/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Slash e The Who (Foto: Kevin Mazur/Getty Images e King Collection/Avalon/Getty Images)
Slash e The Who (Foto: Kevin Mazur/Getty Images e King Collection/Avalon/Getty Images)

Seja pela sonoridade agressiva ou atitude enérgica, não é difícil perceber a influência do The Who no Guns N’ Roses, assim como em quase todas as bandas de hard rock que se tornaram clássicas. Não à toa, o grupo de Axl Rose, Slash e companhia tocou ao vivo “Pinball Wizard”, canção de seus ídolos, em várias ocasiões.

No guitarrista, o impacto foi enorme. Slash, inclusive, falou sobre aquele que considera o melhor álbum da carreira do quarteto britânico.

Em uma entrevista de 2010 resgatada pelo site Far Out Magazine, o homem da cartola expressou seu amor pelo The Who e focou no álbum que ele considera o melhor deles: Who’s Next, de 1971. O músico do GN’R não poupou elogios ao disco:

Sempre amei o The Who, tudo que eles lançaram até o Who’s Next. Esse disco tinha um estilo que foi uma grande influência em composição para mim e meio que para minha abordagem de guitarra rítmica. No geral, é um dos melhores discos de rock de todos os tempos.”

Who’s Next foi produzido pelo próprio The Who em parceria com o lendário Glyn Johns, que antes disso também trabalhou em outro álbum de grande importância para Slash: Led Zeppelin II, de 1969. O guitarrista do Guns N’ Roses citou o disco enquanto se lembrava da coleção de seus pais, responsáveis por despertar o amor do jovem Saul Hudson pelos sons mais pesados.

Quando eu era garoto, meus pais tinham esse disco (Led Zeppelin II). Meus pais tinham a melhor coleção de rock and roll de qualquer um que eu tenha conhecido. Mas eu me lembro de amar esse álbum quando era criança. Então, quando comecei a tocar guitarra, esse disco ainda tinha uma grande influência sobre mim como guitarrista. Foi um álbum importante para mim.”

Além da impressionante coleção de discos dos pais, Slash teve a sorte de estar bem cercado musicalmente desde sempre. Um dos amigos da família era ninguém menos do que David Bowie, que o então futuro membro do Guns N’ Roses cresceu recebendo em sua casa. Isso certamente também foi uma influência para o músico que ele se tornaria.

The Who ao vivo em 2023 (Foto: Frank Hoensch/Redferns)

O melhor álbum do The Who para Slash

Quinto álbum de estúdio do The Who, Who’s Next é o resultado de um projeto que, inicialmente, não deu certo. O guitarrista Pete Townshend queria que o disco fosse uma ópera-rock intitulada Lifehouse, que acabou abandonada.

O material escrito para o disco foi então retrabalhado com a ajuda do vocalista Roger Daltrey e de Glyn Johns. Nasceu aí um dos discos favoritos de Slash.

Além das músicas originalmente compostas por Townshend — como “Baba O’Riley”, “Behind Blue Eyes” e “Won’t Get Fooled Again” — o álbum teve uma importante contribuição do baixista John Entwistle: a faixa “My Wife”. O resultado foi um clássico absoluto do rock, que alcançou o 1º lugar nas paradas britânicas e foi top 10 nos Estados Unidos, Países Baixos, Austrália, Dinamarca, Canadá, Noruega e Finlândia.

+++LEIA MAIS: O estilo musical mais “vibrante” do que o rock na opinião de Slash

+++LEIA MAIS: Pete Townshend nega fim de The Who e turnê de despedida; entenda

+++LEIA MAIS: Nicolas Cage relembra que primeiro show da vida foi de The Who: 'Fiquei impressionado'

Colaborou: André Luiz Fernandes.

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.