EXPLOSÃO DE PÂNCREAS

O músico do Guns N’ Roses que superou o vício com méritos, segundo Kip Winger

Banda era conhecida por seus membros enfrentarem problemas com álcool e drogas, muitas vezes romantizados no ambiente em que viviam

Guns N' Roses em 1986, cinco dias antes de assinarem contrato com a Geffen - Foto: Marc S Canter/Michael Ochs Archives/Getty Images
Guns N' Roses em 1986, cinco dias antes de assinarem contrato com a Geffen - Foto: Marc S Canter/Michael Ochs Archives/Getty Images

Durante muitos anos, em especial, no início da carreira, os integrantes do Guns N’ Roses tiveram uma série de problemas com vícios. À época, esses abusos eram não apenas comuns, mas, em certos casos, até romantizados. 

Kip Winger, vocalista e baixista do Winger, revelou um integrante do grupo em questão que admira por ter superado seus problemas com méritos. Em entrevista ao podcast Scars And Guitars (via Blabbermouth), o músico destacou a trajetória do também baixista Duff McKagan.

Inicialmente, ele relembrou:

“Olhe para os caras do Guns N’ Roses. Eles eram famosos por estarem bêbados sem parar. Quando eu andava com o Duff [McKagan] no início do Guns N’ Roses, ele nunca estava muito sóbrio.”
Kip Winger, do Winger
Kip Winger, do Winger - Foto: Debra L Rothenberg/Getty Images

Todos os integrantes da formação clássica do GN’R afirmam estar sóbrios nos dias de hoje. Porém, o que chama a atenção de Kip é o jeito como Duff está hoje. Ele explica:

“Quer falar sobre alguém que colocou a vida nos eixos? Duff voltou para a faculdade de administração e virou faixa preta [em kickboxing]. Quero dizer, aquele filho da p#ta superou os obstáculos melhor do que qualquer pessoa que eu já conheci.”
Duff McKagan, baixista do Guns N' Roses, em 2023
Duff McKagan, baixista do Guns N' Roses, em 2023 - Foto: Harry Durrant / Getty Images

Duff McKagan e a superação do vício

Em entrevista de 2022 ao Men’s Journal, Duff McKagan rememorou seu problema com drogas e, especialmente, vodca. O músico comentou que o vício na bebida era tão grande que levou seu pâncreas a explodir. 

“Estar tão destruído não fazia parte do sonho. Eu queria tocar rock, não ser um viciado ou alcoólatra. Eu queria sair dessa, mas toda vez que tentava, acabava recaindo.”

Em 2018, Matthew McKagan, irmão do músico, contou em entrevista ao Appetite For Distortion (via site Igor Miranda) sobre a tentativa de fazer uma intervenção com o integrante do Guns N’ Roses. Segundo ele, toda a família se reuniu para ajudá-lo:

“Nossa família tentou fazer uma intervenção em Seattle. Eu me esqueci em que ano foi, mas tive a sensação de que não teríamos sucesso. Então, viajei para lá, toda a família se encontrou na casa da minha mãe e a intervencionista veio. Daí, Duff chegou e estávamos todos esperando por ele. Aquela senhora apareceu e disse: ‘sua família está aqui porque se importa com você e acham que algo está acontecendo'.”

Hoje em dia, Duff McKagan leva uma vida saudável e está sóbrio. O esporte, em especial o kickboxing, exerceu papel fundamental em sua recuperação. Além disso, o músico fez uma mudança de hábitos: enquanto antes iniciava seu dia com vodca, atualmente bebe água com limão. 

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

+++ LEIA MAIS: A triste reflexão de Steven Adler sobre drogas e demissão do Guns N’ Roses
+++ LEIA MAIS: O artista destacado por Axl Rose por nunca ter “se vendido”
+++ LEIA MAIS: Kirk Hammett prepara álbum solo e tem 767 riffs prontos para o próximo disco do Metallica
+++ LEIA MAIS: Linkin Park promete anunciar “novas datas de turnê na América do Sul”; saiba quando