MUDANÇA

O músico dos Beatles que seria o guitarrista solo em vez de George Harrison

Caso curioso de medo de palco foi responsável pela entrada de músico na banda, quando eles ainda eram adolescentes em Liverpool

Pedro Hollanda (@phollanda21)

George Harrison com os Beatles em 1965
George Harrison com os Beatles em 1965 - Foto: David Redfern / Redferns via Getty

George Harrison é reconhecido por muitos como um dos maiores guitarristas da história do rock. Sua sofisticação e senso de melodia são elogiados até hoje. Mas por incrível que pareça, ele quase não exerceu a função nos Beatles.

Em um trecho da edição atualizada de The Beatles Anthology (via Guitar World), Paul McCartney relembrou que era o guitarrista solo no The Quarrymen, a banda anterior ao Fab Four. Ele contou sobre o momento no qual percebeu não ser o cara para o instrumento.

Ele disse:

“Para o meu primeiro show, me deram um solo de guitarra em ‘Guitar Boogie’ [originalmente gravada por Arthur Smith]. Eu conseguia tocar facilmente nos ensaios, então decidiram que seria meu solo. As coisas estavam indo bem, mas no momento da performance eu fiquei com os dedos grudentos; eu pensei: ‘O que estou fazendo aqui?’ Eu fiquei assustado demais; era um momento grande demais, com todo mundo olhando para o guitarrista. Não podia fazer isso.”

Paul McCartney com os Beatles em 1966 - Foto: Getty Images
Paul McCartney com os Beatles em 1966 – Foto: Getty Images

Isso fez a banda precisar de um guitarrista. Felizmente, Paul conhecia um garoto um ano mais novo que pegava o mesmo ônibus e tocava o instrumento. George. Ele descreveu a cena:

“Eu falei pro John [Lennon] e os outros Quarrymen sobre esse cara da escola chamado George: ‘Ele é um guitarrista muito bom, então se estiver pensando em guitarra – ele é o cara’. Eles falaram: ‘Vamos ouví-lo, então’. George conseguia tocar ‘Raunchy’ [gravada por Bill Justis] tão bem que soava como o disco. Estávamos todos no andar de cima de um ônibus uma noite e eu falei: ‘Vai lá, George’. Ele puxou seu violão e mostrou que podia tocar. Todo mundo concordou: ‘Você tá dentro. Conseguiu’.”

Paul McCartney, George Harrison e os Beatles

Paul McCartney continuou como guitarrista base no The Quarrymen e nas formações iniciais que foram para Hamburgo. Após a saída de Stu Sutcliffe em 1961, Paul mudou para o baixo. George Harrison, por sua vez, nunca deixou de ser o guitarrista solo, desde aquela noite no ônibus.

+++ LEIA MAIS: Os Beatles anunciam nova edição de seu clássico documentário Anthology
+++ LEIA MAIS: Paul McCartney canta hit dos Beatles ao vivo após 35 anos
+++ LEIA MAIS: A bizarra mensagem real dos Beatles na capa do álbum Help!

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: George Harrison, John Lennon, Paul McCartney, The Beatles