O que esperar do setlist do Iron Maiden em turnê de 50 anos, segundo Bruce Dickinson
Vocalista tem dado poucos detalhes a respeito da Run for Your Lives, excursão que começa na Europa em maio e deve ser trazida para o Brasil em 2026
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 14/01/2025, às 15h50O ano novo também representa uma “virada” de momento para o Iron Maiden. No fim de 2024, a banda concluiu — com dois shows no Brasil — a turnê The Future Past, focada nos álbuns Senjutsu (2021) e Somewhere in Time (1986). Em 2025, mais especificamente a partir de maio, inicia-se a Run for Your Lives, excursão que celebra os 50 anos de fundação do grupo.
Com repertório focado nos nove primeiros álbuns — a estreia de 1980 até Fear of the Dark (1992) —, a vindoura excursão marca ainda a primeira ocasião em décadas em que o Maiden se apresentará sem Nicko McBrain. O baterista, membro desde 1982, se afastou das atividades na estrada e será substituído por Simon Dawson (British Lion, The Outfield etc).
O vocalista Bruce Dickinson tem sido o porta-voz dos próximos planos do grupo. Em vídeo nas redes, já havia prometido que ele e seus colegas “farão coisas que nunca fizemos antes”, com direito a um “setlist memorável”. Agora, em entrevista à Classic Rock, compartilhou mais alguns detalhes do que vem por aí.
Primeiro, o cantor disse que a abordagem do repertório será contemplar “os maiores sucessos”, ainda que dentro de um universo dos nove primeiros discos. Ele afirmou:
“Você quer os maiores sucessos, certo? Bem, não podemos fazer todos eles, porque vamos parar em um certo álbum [Fear of the Dark]. São os maiores sucessos até certo ponto [1980 a 1992]. Mas a produção vai ser de outro mundo. E temos um setlist que vai tirar a cabeça das pessoas!”
Dickinson também foi convidado a refletir sobre a The Future Past, que, como citado, focou nos álbuns Somewhere in Time e Senjutsu. Ao falar do disco mais recente, ele citou uma música que mantém a atenção do público de forma inesperada.
“Há uma música do Senjutsu que está na pole position para pessoas que vão ao banheiro no meio do show — e elas não vão —, chamada ‘Death of the Celts’. É uma música longa, dez minutos, com uma longa parte instrumental de 5 minutos e 20 segundos. Eu sei disso porque é quanto tempo eu tenho para tomar uma xícara de chá no meio. Você chega ao final da música, olha para o público e pensa: ‘M#rda, nós não os perdemos, certo? Eles estão conosco! Eles estão prestando muita atenção’. É quando você sabe que realmente tem algo.”
Em seguida, ele pontua que as faixas de Somewhere in Time envelheceram bem, quase 40 anos após o lançamento original. E ainda destacou uma de suas prediletas no tracklist.
“Colocar Somewhere in Time sob os holofotes é ótimo. Somewhere in Time não foi exatamente esquecido como um álbum, mas de alguma forma sempre pareceu viver na sombra do que veio antes dele — a Santíssima Trindade de The Number of the Beast (1982), Piece of Mind (1983) e Powerslave (1984) — e o que veio depois dele, Seventh Son of a Seventh Son (1988). Mas há algumas músicas incríveis em Somewhere in Time. Eu amo ‘Stranger in a Strange Land’, tem um groove tão bom.”
Iron Maiden e Run for Your Lives
O Iron Maiden levará sua Run for Your Lives primeiro à Europa. Há shows marcados no Velho Continente entre os meses de maio e agosto. A expectativa é que, em 2026, o itinerário seja expandido para outros continentes — incluindo o Brasil, país que Bruce Dickinson visita com sua carreira solo em 7 de setembro, para apresentação no festival paulistano The Town.
Confira abaixo a agenda do Iron Maiden para 2025:
- 27 de maio – Budapest Aréna, Budapeste, Hungria *
- 31 de maio – Letnany Airport, Praga, República Tcheca *
- 01 de junho – TIPOS Arena, Bratislava, Eslováquia *
- 05 de junho – Trondheim Rocks, Trondheim, Noruega (Festival)
- 07 de junho – SR-Bank Arena, Stavanger, Noruega *
- 09 de junho – Royal Arena, Copenhague, Dinamarca *
- 12 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 13 de junho – 3Arena, Estocolmo, Suécia *
- 16 de junho – Estádio Olímpico, Helsinque, Finlândia *
- 21 de junho – Utilita Arena, Birmingham, Inglaterra ^
- 22 de junho – Co-op Live, Manchester, Inglaterra ^
- 25 de junho – Malahide Castle, Dublin, Irlanda *^
- 28 de junho – Longon Stadium, Londres, Inglaterra *^
- 30 de junho – OVO Hydro, Glasgow, Escócia ^
- 03 de julho – Festival Eurockéennes, Belfort, França (Festival)
- 05 de julho – Estadio Cívitas Metropolitano, Madrid, Espanha **
- 06 de julho – MEO Arena, Lisboa, Portugal **
- 09 de julho – Hallenstadion, Zurique, Suíça **
- 11 de julho – Veltins-Arena, Gelsenkirchen, Alemanha **
- 13 de julho – Stadio Euganeo, Padova, Itália **
- 15 de julho – Bürgerweide, Bremen, Alemanha **
- 17 de julho – Estádio Ernst Happel, Viena, Áustria **
- 19 de julho – Paris La Défense Arena, Paris, França **
- 23 de julho – GelreDome, Arnhem, Holanda **
- 25 de julho – Deutsche Bank Park, Frankfurt, Alemanha **
- 26 de julho – Cannstatter Wasen, Stuttgart, Alemanha **
- 29 de julho – Waldbühne, Berlim, Alemanha **
- 02 de agosto – PGE Narodowy, Varsóvia, Polônia **
- * = Abertura do Halestorm
- ^ = Abertura do The Raven Age
- ** = Abertura do Avatar
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.
+++ LEIA MAIS: A quantidade enorme de visitas de Bruce Dickinson ao Brasil no pós-pandemia
+++ LEIA MAIS: O emotivo discurso de Bruce Dickinson homenageando Nicko McBrain em SP
+++ LEIA MAIS: Bruce Dickinson, do Iron Maiden, revela que estava pronto para buscar novo vocalista durante câncer
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram