Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / LEGADO

O que fazia Jeff Beck ser um músico incrível, segundo Zakk Wylde

Ícone falecido em 2023 foi exaltado por guitarrista de Ozzy Osbourne devido a técnica apurada e capacidade fazer o instrumento “falar”

Por Igor Miranda (@igormirandasite)
por Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 03/11/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jeff Beck e Zakk Wylde (Foto: Charlie Crowhurst/Getty Images e Scott Legato/Getty Images)
Jeff Beck e Zakk Wylde (Foto: Charlie Crowhurst/Getty Images e Scott Legato/Getty Images)

Falecido em 2023, Jeff Beck se consagrou em décadas de carreira como um gigante da guitarra. Todavia, por não ter sido tão popular como alguns de seus contemporâneos, nem sempre é lembrado como deveria.

Um dos grandes defensores do legado do músico é Zakk Wylde. O guitarrista da banda de Ozzy Osbourne relembrou o ídolo em entrevista ao podcast de Mistress Carrie (com transcrição do Ultimate Guitar).

Inicialmente, Wylde, que também lidera o Black Label Society e toca na turnê de celebração ao Pantera, comentou sobre as últimas vezes em que viu o lendário músico ao vivo. Em seguida, e citou a capacidade lírica de Beck com o instrumento.

Vimos Jeff Beck tocar no Iridium, um lugar realmente pequeno, e foi incrível. Mas tudo o que você tem que fazer é ir ao YouTube e ver alguns de seus vídeos. Eu estive na última turnê que ele fez, quando ele estava tocando no Hollywood Bowl e lugares assim. Quando ele toca ‘Somewhere Over the Rainbow’ ou algo assim, é incrível. Estamos falando de alguém que pode fazer uma guitarra falar. O quão lírico e técnico ele é em seu modo de tocar, é um pacote completo.”

Zakk Wylde sobre Jeff Beck

Para reafirmar sua visão sobre Jeff Beck, Zakk Wylde recorreu a outra lenda da guitarra: John McLaughlin, famoso por ter tocado com Miles Davis, Santana, Mahavishnu Orchestra, Chick Corea, Paco de Lucía, entre outros. Ele disse:

Quero dizer que John McLaughlin, que também é um dos maiores guitarristas de todos os tempos, John McLaughlin dizia: ‘Jeff Beck é meu guitarrista favorito’. Isso veio de John McLaughlin.”

Elogios de Eric Clapton

Quem também sempre reconheceu o poder de fogo de Beck foi Eric Clapton, a quem substituiu no Yardbirds na década de 1960. Antes disso, o “Slowhand” já o admirava.

A história foi contada em entrevista ao canal The Real Music Observer (via site Igor Miranda). Clapton declarou:

Jeff Beck fazia parte de um grupo chamado The Tridents, uma banda que não tinha muita visibilidade. Eu era conhecido na região, mas entrei em um dos shows, os vi e pensei que se eu mudasse de ideia [em relação ao The Yardbirds], não poderia voltar atrás porque esse cara tinha o que era preciso. Achei que ele não daria conta, então, naquela noite, foi a primeira vez que vi alguém usar pedais, efeitos e um mini rack.”

Eric Clapton saiu em 1965 para tocar com John Mayall & The Bluesbreakers, com quem ficou por um ano. Depois, ajudou a compor o Cream e fez história.

Jeff Beck permaneceu no Yardbirds até 1966, quando foi demitido por faltar demais a shows. Chegou a tocar junto com Jimmy Page, que foi o único dessa formação a continuar até 1968. Neste ano foi criado o Led Zeppelin, com a adição de Robert Plant (vocais), John Paul Jones (baixo) e John Bonham (bateria).

+++LEIA MAIS: O lendário guitarrista que Jeff Beck tinha como grande influência

+++LEIA MAIS: Zakk Wylde sobre último show do Black Sabbath: 'Tornaria o mundo um lugar melhor'

Colaborou: André Luiz Fernandes.