O que fez Jakob Nowell aceitar entrar para o Sublime na vaga do pai
Músico de 29 anos tinha receio de ocupar o posto do lendário Bradley Nowell, mas reflexões diversas e um episódio em especial o fez mudar de ideia
Igor Miranda (@igormirandasite)
O Sublime retomou suas atividades em 2023 em um formato especial. A vaga de vocalista e guitarrista foi assumida por Jakob Nowell, filho do titular da posição, Bradley Nowell, falecido em 1996 devido a uma overdose. O baixista Eric Wilson e o baterista Bud Gaugh completam a formação, como nos velhos tempos.
Jakob conduzia uma carreira própria como músico há um bom tempo, mas sentiu-se inspirado a retomar o Sublime com Eric e Bud — a quem chama de “tios” — durante uma visita em setembro de 2023 ao Phoenix Theater, local em Petaluma que recebeu o último show do grupo com seu pai. No local, acontecia uma reunião de ex-dependentes químicos, encontrada por acaso.
O próprio jovem havia superado o vício em drogas, mesmo problema que tirou a vida de seu pai. Ali, percebeu: reunir a banda era uma missão de vida.
Após uma sequência de pouco mais de 20 shows nos Estados Unidos e México entre 2023 e 2024, era hora de expandir os horizontes. Entra, aí, a iniciativa de excursionar pelo Brasil: eles chegam por aqui como parte de uma turnê capitaneada pelo Offspring e que também reúne Rise Against, The Damned, Amyl & the Sniffers e The Warning. O lineup completo, com todas as bandas, poderá ser assistido em São Paulo (08/03) e Curitiba (09/03). Já em Belo Horizonte (05/03), Rio de Janeiro (06/03) e Porto Alegre (11/03), o Offspring sobe ao palco junto a alguns de seus colegas. Dessa forma, além de SP e Curitiba, o Sublime está escalado para tocar no Rio. Ingressos estão à venda na Eventim.

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Jakob Nowell admitiu que levou um tempo até que, enfim, aceitasse abraçar o legado de seu pai. Naturalmente, havia muito receio de ocupar o posto que um dia foi de Bradley, descrito por seu filho como “um cantor, compositor e guitarrista de altíssimo nível”. Ele reflete:
“Estar nessa posição agora significa tudo para mim. É uma questão muito complicada e emocionalmente complexa para mim, mas parece que encontrei meu propósito agora: continuar o legado dele enquanto tento construir o meu próprio. Sempre pensei no Sublime como uma banda local de Long Beach, mas nunca percebi o quão grande ela ficou. Só que, na minha cabeça, poderia ser muito maior. Ainda é uma espécie de banda ‘cult’ na minha cabeça. Quanto mais tocarmos em diferentes países e nos esforçarmos para manter a marca relevante, haverá fãs para serem conquistados.”

Durante uma entrevista anterior a setembro de 2023, o jovem artista chegou a dizer que o público idealizava demais sua presença no Sublime, enquanto ele próprio achava que não seria tão legal assim. No fim das contas, acabou sendo.
“Acho que fui me convencendo a não fazer o que estou fazendo agora. Por muito tempo, pensei que não era algo que eu deveria fazer. Achava que qualquer banda reunida após um tempo não seria mais como era — e acho que alguns fãs ainda pensam assim. Nunca vou cantar as músicas melhor do que meu pai, ou até no mesmo nível, mas se eu chegar 75% próximo dele e oferecer um show divertido, vale o ingresso.”
A entrevista completa pode ser lida na Rolling Stone Brasil.
Serviço — Sublime no Brasil
- 6 de março: Offspring + Sublime + Rise Against na Farmasi Arena, Rio de Janeiro
- 8 de março: Offspring + Sublime + Rise Against + The Damned + Amyl & the Sniffers + The Warning no Allianz Parque, São Paulo
- 9 de março: Offspring + Sublime + Rise Against + The Damned + Amyl & the Sniffers + The Warning na Pedreira Paulo Leminski, Curitiba
- Ingressos à venda no site Eventim
+++ LEIA MAIS: A opinião de Noodles (Offspring) sobre Emily Armstrong no Linkin Park
+++ LEIA MAIS: Os melhores discos de rock de 2024 segundo crítico da Rolling Stone Brasil
+++ LEIA MAIS: Integrantes do Sublime anunciam filme sobre a banda
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram