O real destino de Woody Guthrie após Um Completo Desconhecido
Filme que conta a história dos primórdios de Bob Dylan também mostra problemas de saúde de um dos grandes ícones do folk americano
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 27/02/2025, às 07h00
Cinebiografia que oferece um recorte da carreira de Bob Dylan, Um Completo Desconhecido dá tempo de tela para um ícone da música folk americana largamente ignorado. Woody Guthrie, interpretado na obra por Scoot McNairy, foi uma das figuras mais influentes de seu segmento e se notabilizou pelo forte caráter político, em especial de esquerda e antifascista, em suas composições.
É dele a clássica “This Land Is Your Land”, uma das canções folk mais populares dos Estados Unidos. Não à toa, a faixa está presente entre as 50 gravações eternizadas no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso americano — ao lado de momentos históricos protagonizados por Thomas Edison, Franklin D. Roosevelt, Martin Luther King Jr, Miles Davis, Billie Holiday, Frank Sinatra, entre vários outros.
ALERTA DE POSSÍVEIS SPOILERS DE UM COMPLETO DESCONHECIDO!
Woody Guthrie foi um grande ídolo de Bob Dylan, interpretado no filme por Timothée Chalamet. A obra mostra o então jovem artista viajando até Nova York justamente para conhecer seu ídolo, que à época estava hospitalizado com a doença de Huntington. O problema de saúde hereditário, que afeta três em cada 100 mil pessoas, causa a morte de células do cérebro, levando a uma perda progressiva de coordenação motora, locomoção, movimentação e fala.

Dylan estabelece uma forte amizade com Guthrie, o visitando com frequência para conversar e cantar para ele. Porém, o filme não mostra qual foi o fim do músico, até pelo recorte da obra, concluída em 1965.
Infelizmente, não demorou muito para que Woody nos deixasse. Ele faleceu em 3 de outubro de 1967, aos 55 anos, por complicações da doença mencionada.
O músico herdou o problema de saúde de sua mãe, que faleceu pela mesma razão no ano de 1930. Gwendolyn e Sue, filhas mais velhas do artista — fruto de seu primeiro casamento —, também receberam o diagnóstico e vieram a óbito na segunda metade da década de 1970, ambas aos 41 anos.
Huntington’s Disease Society of America
Após a perda, a segunda esposa de Woody, Marjorie, dedicou sua vida à militância contra a doença de Huntington. Ela abandonou sua carreira de dançarina para sair em defesa de mais estudos a respeito do problema de saúde.

No mesmo ano em que o músico nos deixou, sua viúva fundou um comitê dedicado a combater tal enfermidade, oferecendo apoio a pacientes e suas famílias. Mais tarde, a instituição ganhou o nome Huntington’s Disease Society of America — e segue em atividade até os dias de hoje. Marjorie Guthrie nos deixou em 13 de março de 1983, aos 65 anos, em decorrência de um câncer.
Homenagens de Bob Dylan a Woody Guthrie
Ao longo de sua trajetória, Bob Dylan fez uma série de homenagens a Woody Guthrie através da música. Em 1962, por exemplo, ele lançou a canção “Song to Woody”, com um trecho que diz:
“Parece doente e faminto, cansado e dilacerado
Parece que está morrendo e mal nasceu
… Um brinde aos corações e às mãos dos homens
Que vêm com a poeira e se vão com o vento.”
Enquanto Guthrie estava internado, Dylan fez um longo poema, “Last Thoughts on Woody Guthrie”, e o apresentou durante seu primeiro grande show, realizado em Nova York no dia 12 de abril de 1963. Um trecho diz:
“E você sabe que é algo especial que você precisa
E você sabe que não há nenhum remédio que cure
… Você precisa de algo especial, tudo bem
Você precisa de algo especial para lhe dar esperança
… Você pode ir para a igreja de sua escolha
Ou você pode ir para o Brooklyn State Hospital
Você encontrará Deus na igreja de sua escolha
Você encontrará Woody Guthrie no Brooklyn State Hospital
E embora seja apenas minha opinião
Eu posso estar certo ou errado
Você encontrará os dois
No Grand Canyon
Ao pôr do sol.”
Em 1968, quando Guthrie já não estava mais entre nós, Bob e a The Band fizeram uma versão de “Ain’t Got No Home”, do saudoso artista, durante um show em sua memória no Carnegie Hall, também em Nova York.

Um Completo Desconhecido estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 27.
+++ LEIA MAIS: Bob Dylan se manifesta sobre rumor de que proíbe as pessoas de olhar para ele
+++ LEIA MAIS: A dura opinião de Damon Albarn (Blur) sobre Bob Dylan proibir celulares em shows
+++ LEIA MAIS: Bob Dylan despreza séries de TV e diz que prefere meditar e rezar
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram