Curiosidade

O rockstar que Wolfgang Van Halen quer ser igual quando crescer (não é o pai)

Embora tenha enorme admiração pelo saudoso Eddie Van Halen, músico revela ter outra inspiração ainda maior

Igor Miranda

Publicado em 03/02/2024, às 15h17
Wolfgang Van Halen (Foto: Amy Sussman/Getty Images)
Wolfgang Van Halen (Foto: Amy Sussman/Getty Images)

Que músico não gostaria de ter um pai como Eddie Van Halen? Wolfgang tirou a sorte grande nesse sentido, pois teve a criação de um dos maiores guitarristas de todos os tempos — não à toa, virou um músico também bastante talentoso, a ponto de assumir vocais e todos os instrumentos de seu próprio projeto, Mammoth WVH.

No entanto, ainda que admire o saudoso pai, Wolfgang revelou que almeja ser igual a outro rockstar “quando crescer”. O músico nascido em 1991 citou Dave Grohl, líder do Foo Fighters e ex-baterista do Nirvana, como seu real modelo de astro.

O assunto foi abordado em entrevista ao Amoeba Music (via Guitar.com). Na ocasião, Wolfgang participava de um quadro onde selecionava discos que gostava. Ao passar pelo novo álbum do Foo Fighters, But Here We Are, ele rendeu elogios ao ídolo:

Este é um álbum muito emocionante. Eu amo o Foo Fighters e se alguém conhece minha música, sabe que Dave Grohl é quem eu quero ser quando crescer. E eu já tenho mais de 30 anos.

O filho de Eddie Van Halen disse que Grohl inspirou até mesmo o formato de sua banda em estúdio.

Tudo o que fiz no primeiro álbum do Mammoth WVH… eu toquei todos os instrumentos no disco, assim como ele fez no primeiro álbum do Foo Fighters. Por isso, ele sempre foi uma inspiração infinita.

Por fim, a resiliência de Dave ao continuar com o Foo Fighters após a perda de Taylor Hawkins, baterista e grande amigo, em março de 2022, foi destacada:

Além de tudo, perder Taylor, o que foi o pior, tornou esse álbum inteiro incrivelmente emocionante.

O deus do rock de Wolfgang Van Halen

Esta não foi a primeira vez que Wolfgang Van Halen revelou admirar Dave Grohl. Em entrevista ao programa The Rock Show with Johnnie Walker, da BBC (via Blabbermouth), o filho de Eddie Van Halen foi convidado a escolher o seu “deus do rock”, em um quadro já notório na atração. Ele respondeu:

Escolho Dave Grohl porque ele me inspira infinitamente — na arte da composição e na capacidade como músico. Eu realmente admiro como ele veio do Nirvana e aí, após o triste fim, como ele foi capaz de construir sua própria coisa com o Foo Fighters. É como eu espelho muito da minha experiência, de onde eu vim e o que tentei fazer sozinho. Ele é simplesmente tudo que eu aspiro ser.

Na ocasião, ele ainda contou como descobriu a banda de Grohl e qual foi a sensação.

Tomei conhecimento dele pela primeira vez foi quando (o quinto álbum do Foo Fighters) 'In Your Honor' (foi lançado em 2005) e ouvi ‘Best of You’. A música sempre ficava presa na minha cabeça. E sempre ficava na minha cabeça como ele tornava tudo melhor — suas composições, seu jeito de cantar. Sim, acho que é por isso que talvez eu o admire tanto. Ele realmente é tudo que eu aspiro ser, principalmente depois de conhecê-lo um pouco e passar um tempinho com ele… não há nada melhor do que admirar alguém, depois conhecer pessoalmente e perceber que ele é tudo e muito mais.

Vale lembrar que os dois dividiram o palco durante os eventos em tributo a Taylor Hawkins, em setembro de 2022, tanto em Londres quanto em Los Angeles. Na ocasião, tocaram músicas do Van Halen juntos, com Wolfgang na guitarra e Dave no baixo.