Lista considera dados dos Estados Unidos, principal mercado fonográfico global; dos 200 mais comercializados, menos de 30 vêm do rock
Publicado em 18/12/2024, às 20h10
No momento atual, discos antigos de rock são mais comercializados do que os novos. Não é surpresa para quem acompanha as listas com os líderes de vendas do ano, ou mesmo as paradas semanais, ocasionalmente trazendo álbuns de décadas passadas.
Ainda assim, fãs menos ligados nesse tipo de informação podem se surpreender com o levantamento dos 200 álbuns mais vendidos de 2024, feito pela Billboard. Uma filtragem feita pelo site Ultimate Classic Rock (via site Igor Miranda) mostra que, entre as duas centenas mencionadas, apenas 26 são de rock — e nenhum desses trabalhos é recente.
O álbum de rock mais comercializado neste ano, na verdade, foi lançado em 1977. Trata-se de Rumours, o multiplatinado décimo primeiro disco de estúdio do Fleetwood Mac. Com letras que retratam términos de relacionamento dentro da própria banda, o registro teve mais de 40 milhões de unidades comercializadas em todo o planeta ao longo das décadas.
Os números de cópias vendidas de 2024 não foram informados. Todavia, Rumours consta na 34ª posição do top 200 geral, envolvendo todos os gêneros. Uma posição expressiva, ainda mais por ser um material tão antigo.
A popularidade de Rumours, inclusive, foi renovada nos últimos tempos com o sucesso da série Daisy Jones and the Six, disponível no Amazon Prime Video. Inspirada no livro homônimo de Taylor Jenkins Reid, a produção narra a ascensão e fim de uma banda em que integrantes se relacionam afetivamente e brigam entre si. Uma trama bastante parecida com a história real vivenciada pelo Fleetwood Mac no meio da década de 1970.
O segundo, terceiro e quarto colocados no ranking roqueiro são coletâneas. Diamonds (Elton John, 35º na lista geral), Chronicle: Their 20 Greatest Hits (Creedence Clearwater Revival, 40º na lista geral) e Greatest Hits (Queen, 47º na lista geral) são, respectivamente, os donos das posições mencionadas. Em quinto lugar (93º na lista geral) está Nevermind, clássico do Nirvana e um retrato do rock alternativo do início dos anos 1990.
Além de Rumours e Nevermind, há apenas outros três álbuns de rock no top 200 que não são coletâneas. Tratam-se de Back in Black do AC/DC (17º na lista rock e 162º na lista geral), Hybrid Theory do Linkin Park (20º na lista rock e 180º na lista geral) e o disco homônimo do Sublime (25º na lista rock e 197º na lista geral). De resto, somente compilações.
Veja abaixo os 26 álbuns de rock mais vendidos nos Estados Unidos em 2024. A posição de cada um deles no top 200 geral, de todos os estilos, está entre parênteses.
Confira, também, os 10 álbuns mais vendidos nos EUA em 2024, considerando todos os estilos musicais.
+++ LEIA MAIS: A clássica música do Fleetwood Mac composta em apenas 30 minutos
+++ LEIA MAIS: O filme dos anos 90 que foi responsável pela volta do Fleetwood Mac
+++ LEIA MAIS: Fleetwood Mac terá documentário oficial dirigido por Frank Marshall
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.