Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Pop

O tipo de letra que Mariah Carey costuma evitar nas músicas, segundo a própria

Cantora busca ao máximo seguir um padrão específico que ela própria admira enquanto fã de outros artistas

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 25/06/2024, às 10h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mariah Carey (Divulgação)
Mariah Carey (Divulgação)

Com mais de 35 anos de carreira, Mariah Carey já lançou 15 álbuns de estúdio. Isso representa um catálogo bem grande de músicas, sendo que a maioria traz letras escritas pela própria.

Dessa forma, como era de se esperar, a cantora americana desenvolveu um estilo próprio de composição. E isso envolve saber o que fazer e, especialmente, o que não fazer.

+++ LEIA MAIS: Mariah Carey no Brasil: Relembre a passagem da diva por Barretos

Em entrevista à série Audible Worlds + Music (via Rolling Stone EUA), Carey revelou que seu maior objetivo ao escrever uma letra de música é torná-la aplicável ao maior número possível de fãs. Ou seja: nada de composições específicas, pois a ideia é gerar identificação.

“Uma coisa que tento fazer é não ser muito específico, porque não quero que outra pessoa não seja capaz de entender as letras que escrevi. Quero que sirva para elas se curarem e que essas letras se refiram a qualquer situação que estejam passando.”

Isso não impede que Mariah utilize suas próprias referências pessoais ao compor os versos. No entanto, a forma de apresentar a mensagem é adaptada de modo que soe mais geral.

+++LEIA MAIS: Show de Mariah Carey em São Paulo é confirmado; veja valores dos ingressos

“Muitas vezes, pode ser muito pessoal para mim, mas deixo isso básico. Também pode ser a maneira de outra pessoa liberar quaisquer sentimentos emocionais ou o que quer que esteja passando.”
Mariah Carey (Getty Images)

“Essa música é minha”

Tal conceito foi desenvolvido por Mariah Carey por uma razão simples: quando mais nova, ela também se sentia identificada com determinadas canções. Como várias outras pessoas, ouvia e logo pensava “essa música é minha” — mesmo sem ter ideia do que o compositor queria evocar.

+++LEIA MAIS: Liam Gallagher opina sobre Hall da Fama do Rock: 'Por mais que eu ame Mariah Carey, faça-me um favor e vá se fo***'

“Eu diria: ‘essa é a minha música’, só porque em uma pequena parte, para mim, quando adolescente, eu diria: ‘é exatamente por isso que estou passando’. Não tenho ideia do que a pessoa que escreveu aquelas letras quis dizer com isso, mas para mim, na época, era tudo sobre mim.”

Mariah Carey no Brasil

Mariah Carey vem ao Brasil, no próximo mês de setembro, para dois shows. O primeiro deles acontece no Allianz Parque, em São Paulo, dia 20 do mês citado. Já no dia 22, ela será a atração principal do palco Sunset da data final do Rock in Rio 2024. Para a ocasião, também estão escalados Shawn Mendes, Akon, Ne-Yo, Luísa Sonza, Ney Matogrosso, entre outros.

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.