Entenda relação do Oasis com o Manchester City, antes do clube virar potência
Noel e Liam Gallagher são fanáticos pelos Citizens, mesmo na época de vacas magras, e há quem diga até que sucesso recente do time motivou retorno da banda
Guilherme Gonçalves
Oasis e Manchester City protagonizam uma das relações mais emblemáticas entre música e futebol. Desde a fundação da banda, na década de 1990, os irmãos Noel e Liam Gallagher deixaram claro que são fanáticos pelos Citizens — mesmo numa época de vacas magras para o clube.
Noel e Liam são da cidade de Manchester, no noroeste da Inglaterra. Ambos cresceram assistindo aos jogos do City in loco e se tornaram torcedores fervorosos do time.
Ao longo dos anos, sucessos da banda, como “Wonderwall” e “Don’t Look Back in Anger”, se tornaram hinos entoados pelos torcedores do clube, seja no estádio ou em pubs ingleses.
Em dia de jogo, não é raro ver os irmãos Gallagher no Etihad Stadium, casa do City. Em 2019, Liam inclusive apareceu no vestiário para cantar e celebrar com os jogadores o título da Premier League daquele ano. “Wonderwall” embalou a festa.
Apoio ao Manchester City mesmo antes de virar potência
No entanto, nem sempre foi assim. Quando o Oasis surgiu, o City era o patinho feio de Manchester e tinha pouco a comemorar. O clube vitorioso da cidade era o Manchester United, comandado pelo técnico Alex Ferguson e repleto de craques como David Beckham, Paul Scholes, Ryan Giggs e Roy Keane.
Para se ter uma ideia, entre 1993 e 2013, o United conquistou 13 vezes a Premier League, criada em 1992. Já o City não era campeão inglês desde 1968 e só ganhou seu primeiro título nacional com a nova nomenclatura do torneio em 2012.
Apesar disso, o Oasis sempre fez questão de exaltar o clube. Uma das primeiras e maiores provas de amor foi estampar essa idolatria já no álbum de estreia da banda, Definately Maybe, lançado em 1994.
Numa época em que estabelecer conexão direta entre música e futebol estava fora de moda, os irmãos Gallagher colocaram uma referência ao City na capa do disco: o atacante Rodney Marsh, ídolo do time, aparece em um quadro posicionado no canto inferior direito da foto que ilustra o álbum.

Com o passar do tempo, o Oasis foi se tornando gigante e chegou ao patamar de ser uma das maiores bandas de rock da década de 1990. Em contraste a isso, o Manchester City disputava apenas a terceira divisão inglesa.
Mesmo assim, vários fãs dos Gallagher começaram a torcer para o City. Durante shows até mesmo fora da Inglaterra, passou a ser comum que o público ostentasse camisetas e bandeiras do clube.
Como o Oasis, City vira gigante
Em termos de sucesso dentro de campo, o cenário só começou a mudar para os Citizens no fim da primeira década dos anos 2000, quando o clube foi comprado pelo Sheikh Mansour, do grupo Abu Dhabi United, dos Emirados Árabes, em 2008. Só que no mesmo ano o Oasis lançou seu último álbum, Dig Out Your Soul. E depois encerrou atividades em 2009, antes de o City se tornar uma potência do futebol.
No período em que o grupo esteve paralisado, Noel e Liam se acostumaram a fazer postagens bem-humoradas nas redes sociais. A maioria delas em tom de promessa.
Em maio de 2023, Liam postou no X (antigo Twitter):
“Se o Manchester City ganhar a Champions League eu ligo para o meu irmão e trago a p*** da banda de volta.”
Ele também interagiu com um fã que perguntou:
“O Oasis vai voltar se o Manchester City ganhar a Champions League? É uma possibilidade?”
A resposta: “Estou pronto para isso.”
Noel, por sua vez, chegou a publicar no site do Manchester City uma promessa inusitada: se o clube fosse campeão da Champions com o atacante norueguês Haaland marcando três gols na final, ele tocaria ao vivo usando apenas cueca.
O inédito título do Manchester City na Champions League veio, enfim, em junho de 2023. Os Citizens venceram a Inter de Milão por 1 a 0 com gol do espanhol Rodri na decisão — portanto, nada de show só de cueca para Noel.
Combustível para volta do Oasis?
Há quem diga, porém, que o sucesso recente do time tenha motivado o retorno do Oasis. Nada nunca foi confirmado oficialmente nesse sentido, mas em agosto de 2024 os irmãos Gallagher anunciaram a turnê de reunião do grupo, que passa pelo Brasil neste fim de semana com dois shows em São Paulo – sábado, 22, e domingo, 23, no MorumBIS.
Agora finalmente com ambos vivendo grande fase, Oasis e Manchester City coexistem em harmonia e dão sequência à relação entre música e futebol. Momentos antes da retomada às atividades do grupo, o City chegou a lançar uma linha de uniformes inspirada nos 30 anos de Definitely Maybe — e com participação do próprio Noel Gallagher na criação.

Ver essa foto no Instagram
Tal paixão motivou até a alteração de uma regra estrita para eventos culturais no MorumBIS. Camisas de futebol não costumam ser permitidas. Contudo, após o clamor dos fãs, a produtora abriu exceção e autorizou a entrada com camisas do Manchester City – e das seleções do Brasil e da Inglaterra – nos shows da banda.
+++ LEIA MAIS: Oasis: setlist e o que esperar dos shows no Brasil
+++ LEIA MAIS: A regra estrita alterada pelo MorumBIS só para show do Oasis — após reclamações
+++ LEIA MAIS: Oasis homenageia Diego Maradona em show na Argentina