Fãs que tentaram garantir ingressos para a turnê de 2025 do Oasis foram surpreendidos com preços diferentes dos inicialmente anunciados na Ticketmaster
Diversos fãs do Oasis ficaram decepcionados ao tentarem garantir um ingresso para a turnê de 2025. A banda anunciou o retorno aos palcos na última sexta-feira, 27, com a reunião dos irmãos Liam e NoelGallagher.
Ver essa foto no Instagram
Desde 2022, a Ticketmaster aplica a dinâmica de precificação sobre os ingressos vendidos na plataforma. Por isso, embora as vendas tenham começado no sábado, 31, com o valor de 200 libras, vários fãs foram surpreendidos com preços que chegaram ao dobro do inicialmente anunciado.
Ministros do governo anunciaram que incluirão a dinâmica de preços em uma consulta aos sites de revendas de ingressos que iniciará ainda em setembro deste ano. A secretária de Cultura, Lisa Nandy, afirmou que quer acabar com as "revendas fraudulentas" e assegurar que os ingressos sejam vendidos a "preços justos".
Ver essa foto no Instagram
Nandy acrescentou que foi "deprimente ver um monte de preços inflados excluindo fãs comuns" dos shows. Ela revelou que os ministros também vão analisar "problemas sobre a transparência e o uso da dinâmica de preços, incluindo a tecnologia envolvendo os sistemas de filas, que os incentiva".
Lucy Powell, líder da Câmara dos Comuns do Reino Unido, foi impactada pelos altos preços, encontrando ingressos custando o dobro do valor inicialmente anunciado. No entanto, em entrevista à BBC Radio 5, ela ponderou: "É como o mercado opera".
Nesta segunda-feira, 2, a Advertising Standards Authority revelou que recebeu cerca de 450 reclamações sobre a venda de ingressos para os shows do Oasis."Estamos avaliando cuidadosamente e, por isso, não podemos fazer comentários no momento", disse porta-voz da organização. "Para enfatizar, não estamos investigando essas propagandas no momento."
A Ticketmaster afirmou que os preços foram determinados pelo "organizador do evento", que "precificou os ingressos de acordo com o valor de mercado."
A precificação dinâmica foi adotada pela Ticketmaster em 2022 e é protegida por leis. Segundo a empresa, o sistema foi introduzido para impedir revendas e garantir que uma maior porcentagem do dinheiro arrecadado seja direcionado aos artistas.
A economista Schellion Horn afirmou ao Today, da BBC, que a dinâmica de preços determina que quanto maior a demanda por ingressos, maior o valor deles. Desse modo, "percebeu-se que os ingressos estavam, na verdade, com preços subestimados" quando as vendas iniciaram, já que a demanda para os shows foi muito alta.
A especialista pontou que o problema é que os fãs não estavam cientes sobre a dinâmica de preços e, portanto, houve falta de transparência por parte da Ticketmaster. "Vemos isso o tempo todo, com o Uber ou passagens de avião e trem. Então, estamos muito acostumados com dinâmica de preço", contou.
"Mas acho que foi a primeira vez que vimos isso para ingressos de um show no Reino Unido, as pessoas não estavam esperando, e eu acho que é aí que está o problema", continuou.
Nandy argumentou que, se o governo trabalhasse com "artistas, indústria e fãs", poderiam "criar um sistema mais justo, que acabe com os cambistas, vendas fraudulentas e assegure que os ingressos terão um preço justo".
O Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, refletiu durante discurso feito em março que a cultura não pode ficar "à mercê de vendedores implacáveis de ingressos que definem os preços".